sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

FLIC completa 12 anos de reativação

 
 A instituição filantrópica situada em Barra de Caravelas foi fundada em 8 de dezembro de 1936. Possui sede própria. Um dos seus grandes maestros foi o músico Idial Rocha. Por falta de apoio e, na época do difícil acesso de deslocamento, a Filarmônica acabou sendo desativada por várias décadas.
 
A comunidade  barrense sentindo necessidade de apoio em suas festividades religiosas, através de um grupo de religiosos, resolveu pedir a reativação da Filarmônica. Reativada e devidamente regularizada em 08 dezembro de 2000, o Sr. Manoel Sebastião, músico, maestro e natural de Maceió foi convidado pela comunidade para para dirigir  e coordenar os serviços da renascente filarmônica com a sigla FLIC- Filarmônica Lira Imaculada Conceição.

A sua primeira apresentação se deu no dia 29 de junho de 2001, festa de São Pedro em Barra de Caravelas e apresentou-se pela segunda vez na Trezena  do padroeiro de Caravelas, Santo Antonio, patrocinada pela comunidade da Barra no dia 10 de junho de 2002, recebendo aplausos da comunidade, fazendo relembrar os áureos tempos da antiga Filarmônica. Hoje  a  FLIC está tocando até fora do município. Parabéns!!!!!
 
Texto publicado na Edição 40 do Jornal Comunitário O Samburá. Clique aqui para folhear O Samburá.
 
 
 
FONTE: Blog do Jornal O Samburá, aqui.

Festa de Nossa Senhora da Conceição movimenta Barra de Caravelas

Após a novena, que iniciou no dia 29 de novembro, neste dia 08/12 terminou a Festa de Nossa Senhora Imaculada Conceição em Barra de Caravelas. A missa às 10 horas foi celebrada pelo reverendíssimo padre Wanderley Oliveira e cantada em latim pelo tradicional Coral de Nossa Senhora da Conceição.
No final da tarde às 16 horas, a procissão com as imagens de Santa Bárbara, vinda do Arquipélago de Abrolhos especialmente para a festa, Santo Antônio, Padroeiro de Caravelas e a venerada imagem de Nossa Senhora da Conceição pelas ruas da comunidade, acompanhada pelos fieis e a banda de música Filarmônica Lira da Imaculada Conceição - FLIC.








CURIOSIDADE - Nossa Senhora da Conceição é considerada padroeira da Bahia. No Brasil existem cerca de 533 paróquias dedicadas à Virgem Imaculada. Ela foi protetora do nosso país no período colonial e foi proclamada Padroeira do Império Brasileiro por D.Pedro I. No século XX, com a República, o título cedeu lugar a Nossa Senhora de Aparecida, que é uma antiga imagem da Imaculada Conceição encontrada nas águas do rio Paraíba do Sul. Em Portugal e no Brasil é tradição montar a árvore de Natal e enfeitar a casa no dia 8 de dezembro, dia de N.Sra. da Conceição. No culto africano é um orixá feminino e seu nome, Oxum, é também o nome de um rio que corre na região nigeriana de Ijexá e Ijebu. É considerada regente das águas doces e sua energia geradora se traduz nos sentimentos de amor, fraternidade e união entre as pessoas.