A instituição filantrópica situada em Barra de Caravelas foi fundada em 8 de dezembro de 1936. Possui sede própria. Um dos seus grandes maestros foi o músico Idial Rocha. Por falta de apoio e, na época do difícil acesso de deslocamento, a Filarmônica acabou sendo desativada por várias décadas.
A comunidade barrense sentindo necessidade de apoio em suas festividades religiosas, através de um grupo de religiosos, resolveu pedir a reativação da Filarmônica. Reativada e devidamente regularizada em 08 dezembro de 2000, o Sr. Manoel Sebastião, músico, maestro e natural de Maceió foi convidado pela comunidade para para dirigir e coordenar os serviços da renascente filarmônica com a sigla FLIC- Filarmônica Lira Imaculada Conceição.
A sua primeira apresentação se deu no dia 29 de junho de 2001, festa de São Pedro em Barra de Caravelas e apresentou-se pela segunda vez na Trezena do padroeiro de Caravelas, Santo Antonio, patrocinada pela comunidade da Barra no dia 10 de junho de 2002, recebendo aplausos da comunidade, fazendo relembrar os áureos tempos da antiga Filarmônica. Hoje a FLIC está tocando até fora do município. Parabéns!!!!!
Texto publicado na Edição 40 do Jornal Comunitário O Samburá. Clique aqui para folhear O Samburá.
FONTE: Blog do Jornal O Samburá, aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário