sábado, 28 de junho de 2014

Exposição de fotos sobre pesca artesanal acontece hoje na FLIC!


São Pedro é comemorado na Barra de Caravelas



Foto de Osmar Guarnelles (PMC)

O Tríduo de São Pedro, patrono dos pescadores teve início na quinta feira (26/06) na comunidade da Barra de Caravelas com culto em louvor ao santo na Igreja Nossa Senhora Imaculada Conceição.  A festa está mobilizando toda a comunidade através da coordenação da Filarmônica Lira Imaculada Conceição – FLIC, que é a festeira deste ano. 

No dia 27, no Arraial de Pedro, que este ano acontece próximo à Praça Ary Leite, aconteceram apresentações de quadrilhas e show com o o grupo de forró Aracuã, que a partir das 22 horas animou os presentes com o ritmo contagiante. Hoje (28) acontecem mais apresentações de quadrilhas e após as 22 horas tem show da banda Bahia Odara e do Forro Aracuã, além de barracas com venda de comidas típicas e brincadeiras juninas. 

O domingo (29) é o dia da festa do padroeiro dos pescadores São Pedro e começa com missa às 10 horas presidida pelo Padre Vanderley. A procissão marítima tem início às 13:30 e após a procissão, acontece apresentação de Gil Show e seus Teclados, bingos e sorteios para os pescadores, encerrando as festividades em homenagem à São Pedro nesta comunidade de pescadores artesanais.

Sob a coordenação da equipe da FLIC, a festa está contando com o apoio das famílias dos músicos, dos comerciantes locais e da Prefeitura Municipal de Caravelas através de sua Secretaria Municipal de Turismo e Esportes.

quarta-feira, 11 de junho de 2014

FLIC participa da Trezena de Santo Antônio em Caravelas


Tradicional festa na região, o Trezenário de Santo Antônio de Caravelas teve seu início no dia 31 de maio e continua até o dia 12 de junho com uma festa bastante movimentada e decoração inspirada na Copa do Mundo.

Padre Wanderlei Oliveira e a Comissão Organizadora têm a grata satisfação em convidar a todos para as missas que são realizadas sempre às 19h. Exceto dia 13/6, quando será realizada às 10h e presidida por Dom Carlos Alberto, bispo diocesano.




FONTE: Imagens da Pastoral da Comunicação da Co-Catedral de Santo Antônio.

Mutirão de Reparo e Manutenção de Instrumentos Musicais no Projeto Rota da Música atraiu músicos da região


O Projeto Na Rota da Música existe desde 2012 e vem trazendo para os jovens da Comunidade da Barra de Caravelas atividades de educação musical, além de socializar técnicas de reparo e manutenção de instrumentos musicais, o que tem contribuído muito para a conservação dos acervos de instrumentos de várias bandas na região. 

O II Mutirão foi voltado para os instrumentos de Bocal e aconteceu na sede da FLIC durante todo o sábado (07/06) e atraiu para o espaço quase 30 músicos desta comunidade e de outras bandas da região, como da Orquestra da Congregação Cristã, da Filarmônica Lira Santo Antônio (FLISA) e da Filarmônica Amigos da Música de Alcobaça (FAMA). Colaborativamente, o grupo fez reparos em cerca de 10 instrumentos de sopro e outros instrumentos de percussão, como caixa acústica, trombones, trompetes e trombonito, trabalhando principalmente com soldas, troca de molas, confecção de eixos novos, ajuste para uma afinação melhor dos instrumentos e desamassos.

O atual maestro da Filarmônica Lira Imaculada Conceição - FLIC e coordenador de educação musical do Projeto Rota da Música, maestro Benedito Melgaço, conta que antes se tinha muita dificuldade para manter as bandas na região, pois os instrumentos musicais de sopro são geralmente caros e pequenos problemas já atrapalham o funcionamento, desfalcando as bandas e deixando os músicos sem outra alternativa de acesso a arte e cultura. 

Desde o início do Projeto já passaram pelas mãos do grupo quase 100 instrumentos musicais. O Projeto Na Rota da Música é uma realização da FLIC com o patrocínio do Instituto Votorantim e da Fibria e mantém uma oficina para reparo e manutenção de instrumentos musicais e oferece oficinas de formação artística para jovens, suas famílias e professores. A FLIC existe de 1936 na comunidade da Barra de Caravelas, no extremo sul da Bahia. 

O dia foi de bastante trabalho mas como sempre terminou em música, vejam algumas imagens:

















Texto publicado também no Informativo Fibria Notícias - Ediçãp 234 (18/06/2014) e disponível também aqui: http://fibriamkt.tauvirtual.com.br/2014/0618.htm

FLIC participa de inauguração da nova sede da AMPAC em Ponta de Areia



Fibria entregou a nova sede da Associação de Marisqueiros de Ponta de Areia e Caravelas.
A Associação dos Marisqueiros de Ponta de Areia inaugurou nesta terça feira (10/06) a sua sede própria no Centro de Ponta de Areia, distrito de Caravelas com a presença de cerca de 80 convidados e associados. Esta iniciativa faz parte do Projeto Caravelas Empreendedora, uma parceria entre a Fibria, a Colônica de Pesca Z25, a Associação de Pescadores de Caravelas (Apesca) e a Ampac.

Presente à inauguração, Jadson Ruas, prefeito de Caravelas, chamou a atenção para a importância de iniciativas como esta e destacou que “a Fibria vem gerando impacto social muito positivo no município”. Além do prefeito, a inauguração contou com a presença de secretários de governo como Fábio Negrão (Semma) e Everaldo (Secretaria de Obras), além da chefe de gabinete Emanuela Santana e dos vereadores Jose Cruz dos Anjos, Watson Lopes e Aldicélio Guimarães.

O atual presidente da Ampac, Uilson Alexandre, em seu discurso disse que a nova sede é a realização de um sonho, pois reforça a credibilidade da organização social na comunidade local. São 110 metros quadrados de área construída, que poderão ser usados para reuniões, palestras, treinamentos, cursos e outras atividades da instituição, que conta com 280 associados.

Narcisio Luiz Loss, consultor interno de Sustentabilidade da Fibria, explicou que a antiga sede da Ampac está sendo transformada em uma fábrica de gelo para atender aos pescadores do município e a Colônia Z25 cedeu o terreno para construção da nova sede, numa parceria que ainda deve render outras importantes ações voltadas principalmente para apoiar e fortalecer a atividade pesqueira na região, além de disseminar o empreendedorismo a partir da estruturação da cadeia produtiva do pescado.

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Charanga Siripóia anima I Feira de Negócios em Teixeira de Freitas


Caravelas marcou presença na Feira de Negócios que aconteceu em Teixeira de Freitas entre os dias 5 a 8 de junho e reuniu importantes empresários e interessados no comércio e turismo da região.

Foi uma oportunidade importante para apresentar a rica história local e socializar informações sobre as Baleias Jubarte, que visitam a região todos os anos e são o carro chefe do turismo regional.  Num stand muito bem decorado e atrativo, os visitantes da feira puderam interagir com representantes do governo e empresas da cidade e receber informações atualizadas sobre como funcionam os passeios até o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos e outros atrativos Caravelenses, como as trilhas ecológicas em áreas de restinga e manguezal e as tradicionais festas como Carnaval e festas religiosas, como a Trezena de Santo Antônio, que estará movimentando a cidade com barraquinhas, shows e quadrilhas até o próximo dia 13.

Para trazer aos visitantes e expositores da Feira uma amostra da cultura Caravelense, a Prefeitura Municipal de Caravelas, através de sua Secretaria de Turismo, apresentou duas das principais atrações do rico Carnaval local, a Charanga Siripóia, formada por jovens da Filarmônica Lira Imaculada Conceição e da Comunidade da Barra de Caravelas e o Bloco Cultural da Burrinha de Ponta de Areia, que contagiaram o evento com as tradicionais marchinhas carnavalescas.

O evento foi fechado com chave de ouro pela Escola de Samba Coroa Imperial, que levou toda a ginga e criatividade do povo Caravelense para o circuito da feira, mostrando mais uma vez o potencial de Caravelas para o entretenimento e a liderança da cidade quando se fala em valorização da cultura popular e organização. 





FONTE: Texto e imagens da Ascom da Prefeitura Municipal de Caravelas.

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Charanga Siripóia vai ser atração da I Feira de Negócios em Teixeira de Freitas

A Charanga Siripóia, formada por músicos da FLIC e da Comunidade da Barra de Caravelas vai animar a noite do dia 06 (sexta-feira) no Lançamento da Temporada da Baleia Jubarte 2014 que acontecerá durante a I Feira de Negócios do Extremo Sul da Bahia. 

O evento acontece no Parque de Exposição de Teixeira de Freitas de 5 a 8 de maio e é uma realização da Câmara de Dirigentes Lojistas, com a poio da Prefeitura de Teixeira de Freitas​, através da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio​, Sebrae, Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Integração, CAR e parceiros. 

Outros grupos de Caravelas, como a Escola de Samba Coroa Imperial também participarão do evento. Vejam a programação cultural:


FONTE: SEBRAE.

II Mutirão de Manutenção dos Instrumentos Musicais da FLIC

Foto: Vamos participar galera!