terça-feira, 18 de novembro de 2014

Ministério da Educação cria Idioma Sem Fronteiras para alunos e professores da rede pública

O Ministério da Educação instituiu ontem (17) o Programa Idioma Sem Fronteiras para ajudar na capacitação e proficiência em línguas estrangeiras. Vinculado ao Ciência Sem Fronteiras, o programa é voltado para alunos e professores que precisam melhorar a proficiência. As línguas oferecidas serão inglês, francês, espanhol, italiano, japonês, mandarim, alemão e português para estrangeiros.

O Idioma Sem Fronteiras vai dar bolsas de estudos a estudantes, docentes de instituições públicas e privadas do ensino superior, professores de ensino básico, além de ensino de língua portuguesa para estrangeiros. As seleções serão feitas por editais específicos do MEC, assim como acontece no Ciência Sem Fronteiras. 

Participantes — O programa atenderá professores, técnicos e alunos de graduação e pós-graduação (stricto sensu) das instituições de educação superior, públicas e particulares, com regras específicas para a participação em cada uma das ações que integram o Idiomas sem Fronteiras. Professores de idiomas da rede pública da educação básica também serão beneficiados por ações do programa com lançamento de editais próprios. Além disso, o programa engloba capacitação de estrangeiros em língua portuguesa.

Para saber mais: http://portal.mec.gov.br/index.php

FONTE: MEC.

Rota da Música participa de Feira de Cultura com o tema Música na Escola


A Feira Cultural do Colégio José Luís de Sousa, da Barra de Caravelas foi regada a muita aprendizagem e troca de experiências. O objetivo foi levar ao público formado por professores, estudantes e seus familiares os mais diversos temas como: Meio ambiente, Saúde, Teatro, Dança, Música, Jogos educativos e muito mais...

A abertura foi feita pela Fanfarra da própria escola e coordenada pelo Maestro Benedito Melgaço, da FLIC tocando diversos ritmos brasileiros. A FLIC e o seu Projeto Rota da Música estava presente com uma sala onde abordava "A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NAS ESCOLAS" e também com uma exposição de fotos e de instrumentos musicais, alguns com quase 100 anos. Obrigado a todos que participaram!!!










terça-feira, 4 de novembro de 2014

Projeto Rota da Música participa de Inauguração da Fábrica de Gelo da Coompescar em Ponta de Areia



Os jovens do Projeto Na Rota da Música participaram da inauguração da mais nova Fábrica de Gelo da região do Extremo Sul da Bahia. Inaugurada no dia 30/10/14 no distrito de Ponta de Areia, em Caravelas (BA), a expectativa da comunidade local é de uma nova etapa para as atividades da comunidade pesqueira local. O empreendimento foi construído num processo de engajamento da Fibria com a Colônia de Pescadores Z 25, a APESCA (Associação dos Pescadores de Rede, Arrasto, Boeira, Fundo e Arraieira de Caravelas), a AMPAC (Associação de Marisqueiros de Ponta de Areia e Caravelas) e a Prefeitura Municipal de Caravelas.



O Projeto Na Rota da Música é uma realização da Filarmônica Lira Imaculada Conceição no Povoado da Barra de Caravelas, com patrocínio da Fibria e do Instituto Votorantim. Além das atividades de formação cultural, como escola de música e criação de novos grupos musicais, o Projeto mantém na comunidade uma Oficina de Reparo e Manutenção de Instrumentos Musicais de Sopro, que atende à demanda de inúmeras bandas da região. 

Assista aqui o vídeo da execução do Hino Nacional durante a festa: http://youtu.be/NNUwOnRla94

FLIC recebe artista do Projeto 80 Gigantes do Mar


O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, no Extremo Sul da Bahia, foi palco para a apresentação do artista brasileiro e embaixador da vida marinha, Erick Wilson. Especialista em retratar o oceano e os animais marinhos, Erick pintou um mural gigante no Centro de Visitantes desta unidade de conservação.

A imagem demorou dois dias para ficar pronta. Ela foi feita somente com pistola de ar (sem ajuda dos pincéis) a base de tinta esmalte. O mural faz parte do Projeto 80 Gigantes do Mar, onde Erick pretende pintar 80 murais gigantes pelo Brasil, sempre representando animais marinhos como uma maneira de reforçar a mensagem de preservação dos oceanos.

Em Caravelas Erick também ofereceu uma Oficina sobre seu trabalho na sede da Filarmônica Lira Imaculada Conceição, no Povoado da Barra de Caravelas e no Projeto Patrulha Ecológica, interagindo com jovens e outros artistas locais. Acompanhe o Projeto 80 Gigantes do Mar pelas redes sociais. Abaixo algumas imagens da passagem do Erick pela FLIC.