quarta-feira, 20 de março de 2013

Caravelas recebe Caravana da Cultura e impressiona pelas apresentações de grupos locais



Terceira parada da III Caravana Cultural da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia -SecultBA, Caravelas recebeu no dia 19/03 no Colégio Estadual Polivalente de Caravelas a comitiva formada pelo Secretário de Cultura do Estado, Albino Rubim, e mais 20 dirigentes e técnicos das entidades vinculadas à Secretaria.

A programação em Caravelas contou com exposições e instalações artísticas, além de apresentações dos grupos culturais como a Filarmônica Lira Imaculada Conceição – FLIC, com os jovens do Projeto Na Rota da Música, que fizeram a abertura do evento.

O dia terminou com um debate entre o Secretário de Cultura e representantes da cultura local, com discussões interessantes e motivadoras. Nele, ficou clara a prioridade da Secult/BA na formação e capacitação de profissionais da área. Outro ponto importante para o Secretário Albino Rubim é a criação de consórcios entre os municípios, que facilitam o intercâmbio cultural e parcerias para viabilizar projetos e eventos. O Secretário assumiu o compromisso com o público presente de criar um curso profissionalizante na área de Cultura em Caravelas.

A Caravana ainda vai passar por Alcobaça, Prado, Itamaraju, Eunapolis, Itapebi, Belmonte, Santa Cruz de Cabrália e Porto Seguro. A realização da III Caravana Cultural contou com a colaboração da Prefeitura Municipal de Caravelas, e outros órgãos do Governo do Estado, como a Secretaria de Comunicação Social (Secom/BA), a Secretaria de Relações Institucionais (Serin/BA) e a Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia (Seplan/BA). Para saber mais visite o Blog da Caravana da Cultura, aqui.



 







domingo, 17 de março de 2013

Programação da Caravana da Cultura


Artista cria alto-falante para celular com instrumentos antigos

 
 


Depois de muito tempo usando lixo em suas esculturas, o artista americano Christopher Locke inovou e criou caixas de som para celulares com instrumentos de metal abandonados. Além de bonitos, alto-falantes ‘naturais’ dispensam o uso de energia elétrica e realmente aumentam o volume do som que sai dos aparelhos, como é possível ver no vídeo abaixo. Em seu site, Locke disponibiliza contato para encomendar uma unidade dos falantes, que não tem preço definido.

FONTE: Veja mais aqui.

sábado, 9 de março de 2013

Reunião preparatória para Caravana da Cultura e Caravana do Esporte e da Música em Caravelas

 

Ontem (08) estiveram reunidas, junto com o Secretário de Turismo, Esporte e Cultura de Caravelas, Fábio Negrão, no Auditório do Colégio Estadual Polivalente de Caravelas diversas lideranças, agentes culturais, artistas locais e representantes de organizações culturais e ambientais, que discutiram a realização de 2 atividades muito importantes para o município de Caravelas ainda neste mês de Março. 

CARAVANA DO ESPORTE E DA MÚSICA - A primeira atividade tem início amanhã (10), com abertura no palco montado na Praça Teófilo Otoni, em frente à Rodoviária. Esta Caravana do Esporte e da Música é uma parceria entre a Prefeitura Municipal, através de suas Secretarias de Turismo, Esporte e Meio Ambiente, o canal ESPN Brasil, o UNICEF, o Instituto Esporte e Educação, de Ana Moser, e o Instituto Sol da Liberdade, de Daniela Mercury. 

Através de atividades esportivas e de arte-educação monitoradas por ídolos do esporte brasileiro e professores vindos de São Paulo, a ação pretende atender 3000 crianças e jovens entre 7 e 17 anos e 250 professores e multiplicadores interessados em participar de cursos de arte-educação e esportes. 

As atividades vão acontecer no Estádio Municipal, na AABB e no Centro de Visitantes do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, na Praia do Kitongo. Junto com a Caravana vai também estar montado na cidade do Cirque Erê, onde a cantora Margareth Menezes vai fazer um show e também vai estar conversando com os presentes sobre sua trajetória musical e o projeto social que desenvolve na Península do Itapajipe. 

CARAVANA DA CULTURA - O segundo debate da reunião de ontem foi a Caravana da Cultura, uma realização da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA), que chega em Caravelas no dia 19 com o objetivo de fortalecer e potencializar ainda mais a relação entre Secult/BA e as comunidades culturais de nossa região. 

Na ocasião estará presente o Secretário de Cultura do Estado, Albino Rubim, além de cerca de mais 30 representantes de vários órgãos governamentais do estado, como SUDECULT, FUNCEB, DIMUS, IPAC, CCPI, SUPROCULT, FPC, entre outros. 

Além de socializar informações sobre as políticas culturais que estão sendo implementadas pela Secretaria, a expectativa dos presentes é que a Caravana  possibilite aos atores locais estabelecer contatos e identificar possíveis parceiros para os projetos que já vêm sendo desenvolvidos. 

Além de um debate com o secretário, vai ser importante também a Mostra Cultural das manifestações culturais locais do município, pois Caravelas é muito rica em grupos culturais que mantém a tradição misturando em suas apresentações artísticas conhecimentos ancestrais com influências africanas e indígenas, como no Grupo das Nagôs, Bloco Umbandaum, Bloco Cultural dos índios Tupinambás, Escolas de Samba Coroa Imperial e Irmãos Portela, Lutas dos Mouros e Cristãos, Filarmônicas, além de vários grupos de teatro, Comunicação Comunitária e de Produção Audiovisual.

FONTE: Sectur Caravelas.

Charanga Siripóia está na capa da Edição 42 do Jornal Comunitário O Samburá

 


Clique na imagem para folear o jornal.

 
FONTE: Blog do Jornal Comunitário O Samburá, visite aqui.

quinta-feira, 7 de março de 2013

ATENÇÃO BATERISTAS...

O grupo INTERMEZZO – Orquestra de Câmara comunica que esta com uma vaga para percussionista na equipe.

Os interessados deverão preencher os seguintes quesitos:
Morar em Porto seguro, Cabrália, ou em Arraial d’ajuda.
Ter bateria própria e instrumentos de percussão como carrilhão, pandeiro e pratos de efeitos.
Disponibilidade para tocar em casamentos geralmente aos sábados e a tarde.
Ter domínio em diversos estilos musicais, desde: Rock, pop e chorinho. 
 
Para mais informações, os interessados deverão ligar para os telefones: 9113-0761 ou 8151-0907
ou através do e-mails: intermezzo.oc@hotmail.com e falar com Leandro Rodrigues.
 
 

Tirinha do Laerte

Clique para ampliar!

Plataforma quer auxiliar municípios a identificar situação de jovens e monitorar políticas públicas

Conhecer a realidade local e traçar um diagnóstico dos problemas específicos de cada município é um importante passo para elaborar e direcionar políticas públicas de forma eficiente. Com o objetivo de auxiliar os gestores municipais a ter uma visão individualizada sobre as condições de vida de meninos e meninas nas cidades brasileiras e garantir o cumprimento dos direitos dessa parcela da população, está disponível na internet uma plataforma que permite gerar relatórios sobre a condição de vida de jovens até 18 anos nas áreas de educação, saúde, trabalho infantil entre outras.
 
De acordo com a coordenadora do MapaDCA, nome dado à ferramenta, Adriana Mitre, a plataforma, gratuita, passou por recente reformulação, que facilitou a obtenção de dados mais precisos por meio do cruzamento de informações fornecidas pelos gestores municipais. Ela permite identificar, por exemplo, os serviços disponíveis para crianças e adolescentes em um determinado município; se há vagas suficientes para atender a essa parcela da população na rede de ensino local; e se o atendimento oferecido pela saúde está de acordo com as necessidades da população, segundo parâmetros do Sistema Único de Saúde (SUS).

“A proposta é fornecer um retrato mais completo dos municípios cadastrados, indicando a forma como as políticas da infância têm sido priorizadas e se os resultados são satisfatórios, medianos ou insatisfatórios”, disse.
 
Ela acrescentou que entre as novidades está a possibilidade de comparar as informações de um município com os indicadores estaduais e nacionais.
 
“No relatório há algumas referências a leis, planos e resoluções que devem ser cumpridos e ainda o comparativo de alguns dados oficiais do município em questão com os do estado e do país. Se um indicador municipal está pior, ele precisa identificar as causas disso e tentar melhorá-lo. Para isso, será preciso investir em políticas públicas locais”, ressaltou.
 
O MapaDCA é direcionado ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), responsável por elaborar e monitorar as políticas públicas para a infância, mas também pode ser utilizado por outros órgãos da área, como o conselho tutelar.
Os interessados em utilizar a plataforma devem se cadastrar no site e criar uma conta, com a qual será possível preencher os formulários da ferramenta. As perguntas sobre as políticas e as condições de vida de crianças e adolescentes estão divididas em dez áreas temáticas, como cultura, esporte e lazer, trabalho infantil e medidas socioeducativas. Com base nas respostas, os usuários têm acesso a uma avaliação sobre seu município.
 
Desenvolvido pela organização não governamental (ONG) mineira Oficina de Imagens, o MapaDCA tem apoio do Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef) para divulgação. Atualmente, 258 municípios de 23 estados estão cadastrados, entre eles, Barcarena (PA). Segundo o psicólogo da Secretaria Municipal de Educação Juarez Silva do Nascimento, as autoridades locais estão implantando, este ano, um plano de ação, com medidas voltadas principalmente às áreas de educação e assistência social, baseado no relatório gerado pela plataforma.
 
“Percebemos, a partir da utilização do MapaDCA, que há pouca interlocução entre os serviços que atendem a essa parcela da população no nosso município. Informações que chegam aos serviços de saúde sobre vítimas de abuso sexual, por exemplo, muitas vezes não são captados pelas delegacias ou pelo conselho tutelar. Estamos trabalhando para padronizar um banco de dados que unifique tudo isso”, destacou.
 
Ele acrescentou que a plataforma também contribuiu para a implantação de um programa de saúde sexual e reprodutiva na rede municipal de ensino, que conta com a participação dos próprios jovens para multiplicar as orientações transmitidas pelos profissionais.
 
FONTE: Instituto Humanitas Unisinos – http://www.ihu.unisinos.br/noticias/517869-plataforma-quer-auxiliar-municipios-a-identificar-situacao-de-jovens-e-monitorar-politicas-publicas

segunda-feira, 4 de março de 2013

Renovação do Projeto Na Rota da Música



Hoje a equipe da Projeto Na Rota da Música esteve no escritório da FIBRIA em Posto da Mata para assinar o termo de parceria que contempla a renovação do Projeto Na Rota da Música para 2013. Foi uma manhã muito feliz pois mostra os frutos da dedicação deste grupo em buscar parceiros fortes e interessados também em disponibilizar conhecimento musical para os jovens da nossa comunidade de Barra de Caravelas.
 
No ano passado além de aquisição de equipamento e investimento em ampliaçào do espaço físico da sede da FLIC, foram oferecidas diversas oficinas voltadas para jovens entre 15 a 29 anos. Neste ano de 2013 acontecerão mais atividades e o foco continua na manutenção e reparo de instrumentos musicais, com instrutor vindo de Salvador para ministrar mais 2 módulos de formação.
 
Além da FIBRIA e do Instituto Votorantim, que são os patrocinadores, temos diversos parceiros, como o Jornal O Samburá, o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, a Prefeitura Municipal, através de suas secretarias de Turismo, Esportes e Meio Ambiente, Educação e Ação Social, entre outros.
 
Quem estiver interessado em conhecer mais sobre o Projeto ou participar das atividades oferecidas deve procurar a sede da FLIC, na Praça Ary Leite, na Comunidade da Barra de Caravelas.