Em 2012, a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) comemora 30 anos. Entre as ações de difusão, formação, intercâmbio e memória que vêm sendo realizadas na celebração deste marco, está o Concurso OSBA 30 Anos – “Residência Artística”. Com inscrições abertas até 6 de agosto, o certame é realizado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), através do Teatro Castro Alves (TCA), que abriga os corpos estáveis de música e dança do Estado: OSBA e Balé Teatro Castro Alves (BTCA). O texto do edital e seus anexos estão disponíveis nos sites do TCA (www.tca.ba.gov.br) e da FUNCEB (www.funceb.ba.gov.br).
Através de seleção de propostas artístico-formativas, o concurso vai contratar músicos profissionais de orquestra para fazer “residência artística” na OSBA pelo período de seis meses, a partir de 24 de setembro deste ano, no intuito de promover intercâmbio cultural, troca de experiências e aprendizado, contribuindo para a qualificação do corpo artístico e a dinamização da produção contemporânea em música na Bahia. As ações devem estar previstas em três eixos: estudo, prática e extensão, em atividades que estabeleçam a transferência de conhecimentos, tais como oficinas, workshops, masterclasses ou apresentações didáticas voltadas para a comunidade baiana, atuando na descentralização e na democratização do acesso à cultura.
Serão selecionadas até 30 propostas, em vagas e funções distribuídas em três famílias: cordas (spalla, concertino, contrabaixo, harpa, viola, violino e violoncelo), madeiras (clarineta/clarone, fagote, oboé e oboé/corne inglês) e metais (trombone e trompa). A remuneração, em valor bruto, para cada músico contratado, varia entre R$ 33 mil e R$ 48 mil pelo semestre, a depender de sua função e qualificação artística.
FONTE: SECULT, saiba mais aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário