segunda-feira, 30 de março de 2015

Estão abertas as inscrições para o XX Festival de Música Instrumental da Bahia

Estão abertas até o dia 12 de abril, as inscrições para o Festival de Música Instrumental da Bahia no site http://festivalinstrumental.com.br, maiores informações: 3341-6149/3495-6261. A festa musical acontece de 14 a 17 de maio no Teatro Castro Alves. Vamos?


quarta-feira, 18 de março de 2015

Reunião sobre o Seguro Defeso com o INSS e o iCMBIO


Convocada pela Associação dos Moradores, Pescadores e Marisqueiras da Barra de Caravelas (AMPM), aconteceu na tarde do dia 17/03 na sede da FLIC uma reunião dos pescadores e pescadoras artesanais para tratar sobre o Seguro Defeso.

Na oportunidade estiveram presentes o presidente da AMPM, Sr. Antônio, o presidente da Colônia de Pescadores Z25, Du e o chefe da Reserva Extrativista do Cassurubá/ICMBIO, o Sr. Marcelo Lopes, além do Sr. Isaque, representante da Previdencia Social em Caravelas, que trouxeram para a comunidade a discussão sobre as mudanças na concessão do Seguro Defeso do camarão e a retirada das redes de malha 0,30.

O Sr. Isaque informou que o Seguro Defeso a partir de agora deverá ser feito na sede da Previdência Social, e que cada pescador teria que fazer o agendamento antes, pois a demanda é muito grande principalmente por que pescadores de outros municípios como Alcobaça e Nova Viçosa também viriam para Caravelas para darem entrada no seguro.

Mas informou também que ainda não tinha muitas informações sobre as normas da nova lei, mas se comprometeu que assim tivesse informações mais detalhadas sobre o processo que passaria as informações para os representantes de classe dos pescadores. E alertou que por conta de alguns ajustes poderia ter um certo atraso para começar. Explicou também que o pescador deveria passar na Colônia dos Pescadores para pegar sua declaração de atividade de pesca e depois se encaminhar ao INSS.

O presidente da Colônia informou que tinha representantes da Federação de Pescadores em Brasilia, tentando voltar o seguro para ser feito como antes, pelo menos esse ano, até o INSS se preparar para receber os pescadores. Foi informado também que as mudanças propostas pelo Governo Federal ainda não estão claras e que precisariam ser confirmadas pelo Congresso Nacional ainda.

O representante do ICMBio e chefe da Resex do Cassurubá, Marcelo Lopes,  comunicou que a lei do Acordo de Pesca já está valendo e que os pescadores só não estavam sendo fiscalizados por que na reunião do Conselho Deliberativo da Resex, a AMPM argumentou que nem todos tinham trocado as redes e pediu o prazo de pelo menos um mês, o que foi colocado em Votação e os conselheiros concordaram, mas salientou que assim que a pesca abrir depois do Defeso do Camarão, que não poderá mais pescar com rede de malha 0,30 e que o pescador que for pego pescando com essa malha será multado.

Marina Portela, liderança comunitária da comunidade da Barra de Caravelas, informou que será distribuída uma cartilha pelo gestor do Bolsa Família explicando como será a relação das transferências de renda do Seguro Defeso e do Bolsa Família e comunicou segundo informação do ICMBio que a renovação da licença da  dragagem foi concedida por mais 5 anos.

DEFESO - No dia 1º de abril começa o Defeso do Camarão, período em que o pescador artesanal fica proibido de exercer suas atividades devido à reprodução das espécies e, por isso, recebe parcelas do seguro-desemprego. O defeso segue até o dia 15 de maio, período que o pescador tem para dar entrada no benefício.



FONTE: AMPM

quinta-feira, 12 de março de 2015

Representante jovem da Comunidade da Barra participa do Programa Pesca Para Sempre

Vanessa Santana, professora da FLIC, participa de Curso promovido pela ONG Rare/ Foto de Sacha Gilbert.
Seis líderes locais de comunidades pesqueiras existentes em Reservas Extrativistas Marinhas (RESEX) participaram na Estação de Educação Ambiental/Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (NIMA) da PUC-Rio, entre o dia 2 à 6 de março, da primeira fase de treinamento do programa Pesca Para Sempre.  

O projeto já existe nas Filipinas, em Moçambique, Belize e na Indonésia, e chegou no Brasil ano passado, através de uma parceria da ONG Rare com o ICMBio e a CONFREM (Comissão Nacional para o Fortalecimento das Reservas Extrativistas e dos Povos Extrativistas Costeiros Marinhos).

O Pesca Para Sempre foi organizado pela ONG Rare e ambiciona melhorar o manejo da pesca artesanal através da capacitação de líderes locais através de treinamento intensivo em mobilização social; criação de cooperativas locais de pesca fortalecidas para regular de forma sustentável os seus recursos; execução de estratégias comunitárias na promoção de incentivos para cumprimento de zonas de recuperação pesqueira; além de criação de uma rede de aprendizagem e monitoramento local.

As RESEX escolhidas foram aquelas que já apresentavam iniciativas do governo e engajamento da comunidade em prol de políticas e ações de pesca sustentável. De cada um dos seis locais escolhidos saiu um potencial coordenador de campanha, que agora passará por um treinamento intensivo complementado por trabalho de campo. A etapa de aulas na Estação Ambiental foi só o começo de um programa previsto para durar dois anos com este primeiro grupo. A segunda etapa promete trabalhar com mais doze áreas, totalizando 18 áreas envolvidas ao final de cinco anos. Com isso, o Pesca Para Sempre projeta alcançar até 45 mil pescadores e fortalecer as áreas de acesso exclusivo ao longo da costa, além de criar ou aumentar as zonas de reprodução pesqueira, o que irá garantir um crescimento da quantidade de peixes.

FONTE: CI. 

Flic recebe encontro do Terço dos Homens da Barra de Caravelas


A sede da Filarmônica Lira Imaculada Conceição recebeu na noite da última sexta feira (6/03) o encontro do Terço dos Homens da Igreja de Nossa Senhora Imaculada Conceição, da comunidade de Barra de Caravelas. A missão do Terço dos Homens é resgatar a participação masculina nas orações católicas, pois a presença masculina na Igreja é imprescindível para a formação da família e de uma sociedade cristã. 

terça-feira, 10 de março de 2015

Brasileiro faz música computadorizada em dueto com fungo

Um músico brasileiro apresentou na Grã-Bretanha um dueto inédito: no piano, ele interagiu com um fungo. E mofo toca música? Nas mãos de Eduardo Miranda, sim.


Especialista em música computadorizada, ele transformou a decomposição em composição: seu novo trabalho usa culturas do fungo Physarum polycephalum como um componente central de um biocomputador interativo, que recebe sinais de som e envia de volta as respostas.

"A composição, Biocomputer Music, se desenvolve como uma interação entre mim e a máquina Physarum," disse Miranda. "Eu toco alguma coisa, o sistema escuta, toca alguma coisa de volta, e então eu respondo, e assim por diante."

Brasileiro de Porto Alegre, Miranda leciona na Universidade de Plymouth, na Inglaterra.

Ele disse à BBC Brasil que Heitor Villa-Lobos tem uma grande influência em sua obra e que gostaria de levar a apresentação Biocomputer para o Brasil, mas que, por enquanto, questões técnicas impedem que ele viaje com o equipamento.

Para ler o texto completo, clique aqui.

FONTE: Uol Notícias.

segunda-feira, 2 de março de 2015

Reunião com pescadores sobre Seguro Defeso

Atenção Pescadores, Pescadoras e Marisqueiras, no dia 17 de Março haverá uma reunião com representantes da Previdência Social para dar explicação sobre o Seguro Defeso. 

Local- Filarmônica da Barra ( FLIC) às 14:00. 

FONTE: Associação dos Moradores, Pescadores e Marisqueiras da Barra de Caravelas.