quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Filarmônica da Barra participa de inauguração no novo viveiro de mudas da Fibria em Helvécia



Com investimento de R$ 40 milhões, a Fibria inaugurou no dia 25 no distrito de Helvécia, em Nova Viçosa, mais uma Unidade de Produção de Mudas de Eucalipto, prevista para atuar na produção de  30 milhões mudas clonais/ano. Na abertura do evento o Hino Nacional foi tocado pelos jovens músicos da Filarmônica Lira Imaculada Conceição, de Barra de Caravelas, e encantou a todos presentes. Parabéns a todos que estiveram lá! Vejam mais algumas fotos do Jornal O Samburá:














quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Programação do Carnaval 2014 em Caravelas


FLIC participa de reunião sobre Carnaval 2014

Aconteceu na manhã de hoje (26) no prédio da Secretaria Municipal de Turismo e Esportes uma reunião para acertar os últimos detalhes da programação do Carnaval 2014 para o grupo das marchinhas. Estavam presentes o Secretário Fábio Negrão e lideranças das Bandas Charanga Siripóia, Jorjão Lambadão, do Bloco Afilhados de Gandhi e Bloco da Burrinha e Marcha Rancho, do distrito de Ponta de Areia, que farão apresentações durante a festa de Caravelas. 


 

CURIOSIDADE - A Charanga Siripóia é uma banda formada por músicos da Filarmônica Lira Imaculada Conceição, da Comunidade da Barra de Caravelas, que surgiu em 2012 e vem se apresentando com bastante sucesso desde então no Carnaval de Caravelas. Em 2012, a Charanga Siripóia já ganhou o 2°Concurso de Marchinhas Carnavalescas "Prêmio Zé da Ilha", promovido pela Secretaria de Cultura de Caravelas. Além da premiação em dinheiro, o grupo fez a abertura do Carnaval Caravelense e apresentações no palco e mini trio elétrico. 

O objetivo da banda é apresentar e reviver as marchinhas carnavalescas, antigas músicas que predominaram nos Carnavais dos anos 1920 a 1960 e marcaram época por animarem os blocos carnavalescos, espécie de embrião das escolas de samba atuais. A fórmula de sucesso está no compasso binário, como a marcha militar, andamentos acelerados, melodias simples e de forte apelo popular, e lógico, letras irônicas, sensuais e engraçadas que exploram o duplo-sentido, com uma vertente jornalística e histórica, como é o caso da marchinha Porto Histórico, premiada pela Secretaria de Cultura de Caravelas em 2012. 

Neste Carnaval 2014 a Charanga Siripóia vai se apresentar no sábado (01/03) e no domingo (02) às 21 horas no Palco da Praça da Rodoviária. Na terça (04) a apresentação vai ser no mini trio às 12 horas no circuito da festa, no Centro Histórico de Caravelas. 



Saiba mais aqui: http://filarmonicadabarra.blogspot.com.br/2012/02/filarmonica-lira-imaculada-conceicao-e.html

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

FLIC vai animar a inauguração da Unidade de Produção de Mudas da Fibria em Helvécia


Comunidade da Barra comemora São Sebastião com lutas entre Mouros x Cristãos



A festa, segundo os moradores mais antigos, acontece a mais de 100 anos nesta pequena comunidade de Caravelas, e passa de geração para geração, acontecendo sempre com muita seriedade e devoção. Nos 3 dias da festa as ruas da Barra de Caravelas são tomadas por jovens, crianças e adultos vestidos como soldados Mouros e Cristãos, que travam uma batalha histórica pela defesa da fé. 

Esta é uma história milenar que sobrevive no folclore brasileiro, as estórias de poetas populares contadas e cantadas em prosa e verso. Além das esperadas lutas e faíscas das espadas pelo chão, os personagens encenam os discursos e discussões entre os dois grupos, num teatro bastante simbólico que é mantido graças à união da própria comunidade. 





FONTE: Jornal O Samburá. Veja mais fotos clicando aqui. 

Programação de Verão em Caravelas elege Miss e Mister Coroa com torcida animada

Amigos, familiares e membros da comunidade, além de autoridades, prestigiaram o evento que elegeu os destaques da terceira idade de Caravelas.



Fazendo parte da programação do Verão 2014 de Caravelas, foi realizado neste fim de semana na praia do Grauçá o Concurso de Miss e Mister Coroa Melhor Idade. O concurso acontece desde 1994 e atrai para a Praia do Grauçá, todos os anos, torcidas organizadas e muito empenho por parte dos participantes.

Celebrando o tema: “Viver e não ter a vergonha de ser feliz, independente da idade”, os participantes de 2014 deram um show de graça, beleza e simpatia, cativando os presentes e o júri composto por: Luciana Silva, Diego Augusto e Paulo Almeida da cidade de Recife, que elegeram a artesã Edinha com o 1º lugar com 115,8 pontos, que foi agraciada com o troféu “Tudo em Cima“.

O concurso foi organizado pela Divisão de Eventos da Prefeitura Municipal de Caravelas, através a animada Jussara Freire, em conjunto com a Secretaria Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Turismo e Esportes.

O ESTÁ ACONTECENDO - Todos os fins de semana, desde o início do ano, estão acontecendo diversas ações educativas e culturais na Arena Multi Esportes da Praia do Grauçá, como Torneios de esportes de praia, como o de Beach Soccer misto que neste domingo apontou a equipe dos Gatos Mestres como o campeão de 2014. No próximo sábado (22/02) terá início o tão esperado torneio de Beach Soccer aberto, As inscrições já estão abertas na Secretaria de Turismo e Esportes, no horário das 7:30 às 13:30. Inscreva sua equipe ou venha torcer! 

FONTE: ASCOM Prefeitura Municipal de Caravelas. 

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Carnaval 2014


Concurso Internacional de Redação sobre música

Estudantes de até 15 anos de idade, de escolas públicas e privadas de todo o país, podem participar do 43° Concurso Internacional de Redação de Cartas, realizado no Brasil pelos Correios. As inscrições devem ser feitas até o dia 17 de março, através do site da instituição.
O tema de 2014 é “Escreva uma carta para dizer de que forma a música influencia a vida”. Os textos devem ser escritos de próprio punho, com caneta esferográfica preta ou azul e em língua portuguesa, com no máximo 800 palavras, em formato de uma carta.
Reprodução
Reprodução
As escolas também vão receber prêmios.
Cada escola só pode inscrever no máximo duas redações, por isso os estudantes interessados devem passar por um processo de seleção interno na sua escola, para que seja escolhida a carta que irá representar a instituição.
O concurso é promovido, em todo o mundo, pela União Postal Universal (UPU), que congrega os operadores postais de 192 países. No Brasil a seleção acontece em duas fases: uma estadual, na qual serão premiadas as três melhores redações de cada Diretoria Regional dos Correios e uma nacional.
Na estapa estadual o primeiro colocado recebe um tablet, o segundo e terceiro uma câmera digital. Já na fase nacional, o vencedor ganha uma TV de LED 40′ polegadas mais um troféu, e sua redação representa o Brasil na etapa internacional. O regulamento completo o do concurso pode ser lido no site dos Correios.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Bloco das Piranhas comemorou 10 anos com muita folia!

Equipe das Secretarias de Cultura e de Turismo com as rainhas do desfile. 
O  Arrastão do tradicional Bloco das Piranhas pelas ruas da comunidade da Barra foi animado pela Charanga Siripóia, que animou os foliões de cima do Mini Trio na noite do dia 25/01. A concentração foi na casa do idealizador do evento, conhecido como Jorginho da Barra. Neste ano de 2014 o Bloco comemorou 10 anos de existência e elegeu a Rainha das piranhas 2014 com os seguintes critérios: A mais depravada, ousada e brega, que recebeu troféu e prêmios . A organização do Bloco este ano mais uma vez contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Caravelas através de suas secretarias de Cultura e de Turismo. 

FONTE: Jornal O Samburá.

Moradores da Barra se uniram para recuperar praça da comunidade


No dia 18/01 um grupo de moradores da Comunidade da Barra se reuniu na praça Ary Leite, em frente à sede da Filarmônica Lira Imaculada Conceição para fazer um trabalho voluntário de recuperação desta Praça.


Vários comerciantes da comunidade doaram materiais para a revitalização e a mão de obra ficou por conta dos moradores da comunidade. Visitantes de Minas e Espirito Santo, que estavam curtindo as férias na Comunidade também se juntaram na bela iniciativa. Vejam algumas imagens:






FONTE: Do Blog do  Jornal O Samburá.