segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Curso Profissionalizante de Garçom e Garçonete


ATENÇÃO!

Encontram-se abertas inscrições para "Curso Profissionalizante de Garçom e Garçonete", realizado pelo CRAS e Secretaria de Ação Social, em parceria com a Filarmônica ira Imaculada Conceição. O curso será realizado na sede da FLIC, na Barra de Caravelas e iniciará no dia 07/10/2013, com duas turmas de 16:00h à 18:00h e 19:00h às 21:00h.

Critérios para realização da inscrição:

- Cadastro no CRAS (caso a familia não seja cadastrada, é necessário trazer documentos pessoais de todos os membros da casa; Cartão do Bolsa Família, caso receba o benefício)
- Xerox do RG e CPF do inscrito
- Xerox do comprovante de residência 

As inscrições estão sendo realizadas somente no CRAS.

OBS: No dia 04/10/2013 estaremos na sede da FLIC para realizar as inscrições para o curso de 08:00h às 12:00h.

FONTE: CRAS Caravelas.

CASTRAÇÃO SOLIDÁRIA DA ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS E PROTETORES DE CÃES E GATOS DE CARAVELAS

CARAVELAS - DIA 05/10 SÁBADO AO LADO DO LAR DOS IDOSOS - AS 9:00 HORAS
BARRA DE CARAVELAS - DIA 06/10 DOMINGO - LOCAL AINDA SERÁ DIVULGADO - AS 9 HORAS.

Para mais informações entre em contato com Paula Abelha pelo telefone: (73) 88084310

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Estudantes do Colégio Polivalente de Caravelas participam do 1º Encontro Estudantil de Ciência, Arte e Cultura em Teixeira de Freitas



Rogério Falcão Ferreira morador da Barra de Caravelas, aluno do 3º ano do Ensino Médio foi ganhador da etapa escolar do projeto Artes Visuais Estudantis (AVE) com o desenho Pescamaré. Rogério além de fazer oficinas de arte com pirogravo pode conhecer também as artes dos ganhadores de outros Colégio Estaduais da região, que serão selecionados e levados a exposição em Salvador.

Desenhor intitulado Pescamaré do Aluno Selecionado Rogério Falcão.
Criado em 2008, o AVE trata-se de um projeto pioneiro, de caráter educativo, artístico e cultural, concebido a partir de uma perspectiva abrangente, pois envolve os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e equivalentes (Educação de Jovens e Adultos - EJA, Ensino Normal e Tecnológico) da rede estadual de educação da Bahia.
Dentre os objetivos, o AVE propõe estimular a criação de obras de artes visuais nos contextos escolares, assim como a valorização das expressões culturais regionais.

Luciana Ferreira moradora de Ponta de Areia, distrito de Caravelas, aluna do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Polivalente de Caravelas, também participou da Etapa escolar do projetoTAL – Tempo de Artes Literárias, foi ganhadora com o poema O Término. Luciana participou de oficinas com todos finalistas do TAL, como também do Sarau Literário.

O Projeto Tempos de Arte Literária (TAL), de natureza educativa, artístico-literária e cultural, conta com a participação dos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e equivalentes (Educação de Jovens e Adultos - EJA, Ensino Normal e Tecnológico). Dentre os objetivos, destacam-se os seguintes: estimular a produção literária nos ambientes escolares e a valorização das manifestações culturais regionais; contribuir para a formação da intelectualidade e espiritualidade (ético e artístico) e, com isso, abrir caminhos literários para a participação social; compreender a arte literária como objeto de ampliação do conhecimento, do saber e de prazer estético; promover um ambiente educacional prazeroso no qual a cultura, a arte literária e a educação se expressem em sintonia, contribuindo para transformar os contextos escolares; estimular o gosto pela leitura e literatura, a arte de ler, de interpretar e de escrever, respeitando os distintos gêneros e estilos das distintas escolas literárias; construir pontos de encontro e rodas literárias nos ambientes escolares com vistas à consolidação do letramento; influir sobre o mercado da arte literária, estimulando os novos cultores e produtores.






Algumas artes dos ganhadores selecionados da etapa Escolar AVE







FONTE: Texto e imagens do Jornal O Samburá, disponível também aqui.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

PrimaVela – Evento náutico em Caravelas


A Praia do Kitongo e o Centro de Visitantes do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos vão ser palco neste fim de semana 14 e 15 de setembro de um evento de semeadura  de idéias e cultura náuticas, como informa o organizador do evento, Dr. Geovane Lopes de Freitas. É objetivo também a valorização do belo estuário do Rio Caravelas

Inspirados nos Projeto Grael (Niterói) e Projeto Velas Cumuru de Cumuruxatiba (Prado), a equipe responsável pelo evento está buscando tornar realidade um sonho antigo de ver nosso belo e ocioso estuário do rio Caravelas, "coalhado" de barcos riscando essas águas até a Barra.

O passo inicial foi um convite ao Sr. Aldo, responsável pelo Projeto Velas Cumuru para que, a exemplo recente no rio do Prado, se faça uma demonstração de sua equipe por aqui.

Segundo Dr. Geovane, esse processo de semeadura da cultura náutica será de grande importância na identificação dos potenciais que temos, tanto nos recursos humanos, quanto na geografia local e preparo para um terreno fértil que vingue o embrião do iatismo.


“Apesar de vivermos num país de dimensão continental com um rico litoral, essas ações se fazem ainda tímidas, mas temos a sorte de contar com um vizinho que já avançou cerca de 4 anos, com mais de 50 crianças iniciadas naquela escola de iatismo. Contam hoje com  12 veleirinhos de crianças e 5 de adolescentes. Trata-se acima de tudo de um projeto de incentivo pedagógico através de prática esportiva em barco a vela”, comentou. A gente se encontra lá!

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Campanha de Castração Solidária na FLIC

Foi realizado no último final de semana (31 e 01/09) mais uma Campanha de Castração Solidária. As atividades aconteceram em Caravelas e na Comunidade da Barra, na Sede da Filarmônica Lira Imaculada Conceição. Foram realizadas castrações, consultas e vacinações. Graças à colaboração de voluntários e moradores a ação teve êxito.