segunda-feira, 29 de julho de 2013

Resultados do II Ciclo de Oficinas do Projeto Na Rota da Música

A Filarmônica Lira Imaculada Conceição, através do Projeto Na Rota da Música e do patrocínio do Instituto Votorantim e da Fibria vêm realizando desde o início de 2012, uma série de encontros formativos e oficinas gratuitas para o público jovem da Comunidade da Barra de Caravelas e redondezas.

Nos dias 27 e 28 aconteceu mais uma etapa, no II Ciclo de Oficinas na sede da FLIC, que reuniu além dos jovens atendidos pelo Projeto, um grande número de outros moradores desta pequena comunidade de pescadores e pescadoras artesanais. Além do terceiro módulo da Oficina de Manutenção e Reparo de Instrumentos Musicais, ministrada pelos próprios instrutores da FLIC, aconteceu Oficina de Expressão Corporal através da Música, com o professor Paulo Pimentel, de BH e Oficina de Reciclagem com Embalagem Tetra Pak com a professora Girlândia. Vejam algumas imagens:


























FONTE: Imagens do blog do Jornal O Samburá. 

segunda-feira, 22 de julho de 2013

III Conferência Municipal de Cultura de Caravelas




No domingo (21) aconteceu no Colégio Estadual Polivalente de Caravelas uma dos maiores encontros culturais dos últimos anos em Caravelas. A comunidade e os grupos culturais locais   compareceram interessados em discutir as demandas para políticas públicas de cultura para o município.

Com 235 participantes inscritos, o evento contou ainda com participação de vários convidados vindos dos distritos de Caravelas, como Volta Miúda, Juerana, Rancho Alegre e de outras cidades como Alcobaça e Itamarajú, além da presença do representante territorial da Secretária de Cultura da Bahia, Juniex Santos, um dos principais articuladores para consolidação do Sistema Estadual de Cultura do Estado no Extremo Sul.

Além das discursões com escolha de 12 Delegados que irão representar Caravelas nas Conferências Territorial e Estadual, o evento contou com apresentações culturais na ficaram por conta dos convidados como: Filarmônica Lira Imaculada Conceição – FLIC, da Barra de Caravelas e seu Grupo de Flautas, Filarmônica Lira Santo Antônio, Capoeira Malícia de Caravelas, Orquestra Sinfônica do Projeto D. Flora, vinda de Alcobaça e a belíssima apresentação da marujada de São Benedito dos Quilombolas de Volta Miúda!

A Conferência Municipal de Cultura teve como tema o Sistema de Cultura, onde o objetivo foi um diálogo para a formação de planos de trabalho junto com o Governo Federal, Governo Estadual e Município, além da captação e legalização do Fundo Municipal de Cultura, para as demandas no desenvolvimento cultural no Município.

Para ver mais imagens, acesse o Blog Farol Para Abrolhos, aqui.

FONTE: ASCOM Prefeitura de Caravelas, com imagens de Osmar Guarnelles.

terça-feira, 16 de julho de 2013

FLIC faz parte do novo Conselho Municipal de Assistência Social de Caravelas


No dia 12 aconteceu na Câmara dos Vereadores de Caravelas o lançamento da proposta para renovação do Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS, onde foram escolhidos os representantes das organizações governamentais e também os representantes das organizações não governamentais, entre elas a Filarmônica Lira Imaculada Conceição, na pessoa da sua Presidente, Camila Cajueiro.

Hoje, dia 16, os Conselheiros eleitos se reuniram novamente para escolher a diretoria para o Biênio 2013/2015, que é agora formada pela Filarmônica Lira Imaculada Conceição na presidência e pelo Movimento Cultural Artemanha na vice-presidência do Conselho.

Também fazem parte do CMAS a Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Secretaria de Finanças, a ong Farol dos Abrolhos, a Filarmônica Lira Santo Antônio - FLISA, além do Movimento Cultural Artemanha e da Filarmônica Lira Imaculada Conceição. 

O CMAS existe desde 1997, quando foi criado pela Lei Municipal número 90/97, em concordância com a Lei federal número 8.742/93.

Para saber mais, visite o site da Secretaria Municipal de Ação Social, aqui. 

Inscrições do Programa Mais Cultura nas Escolas foram prorrogadas até 10 de agosto

O que é "Mais Cultura nas Escolas"?
O PROGRAMA MAIS CULTURA NAS ESCOLAS é uma iniciativa interministerial firmada entre os Ministérios da Cultura (MINC) e da Educação (MEC), que tem por finalidade incentivar o encontro entre experiências culturais e artísticas em curso nas comunidades locais e o projeto pedagógico de escolas públicas, ativas nos Programas Mais Educação e Ensino Médio Inovador em 2012.
Qual as semelhanças e as diferença entre os Programas Mais Cultura nas Escolas e o Mais Educação?
O Programa Mais Educação fez crescer o número de escolas com jornada ampliada e diversificada. Estudantes das escolas públicas participantes desse Programa participam de atividades regulares, complementares ao horário das aulas, ligadas às mais diversas áreas, dos esportes às artes, incluindo cidadania e direitos humanos.
O Programa Mais Cultura nas Escolas é um incentivo à autoria compartilhada de projetos para ampliação e entrecruzamento da jornada escolar, visando qualificar o ensino e o aprendizado nas escolas públicas. Seu desenho é aberto, não havendo definição prévia dos conteúdos, abordagens, metodologias ou determinações de usos pre fixados para os recursos. A única condição pre estabelecida é o diálogo com com um ou mais eixos temáticos propostos pelo programa.
As atividades do Mais Cultura não precisam acontecer necessariamente nos cinco dias da semana e em horário complementar ao das aulas, como no Mais Educação. Podem cruzar-se com as aulas regulares e/ou acontecer aos finais de semana, por exemplo. Essa definição depende dos objetivos e particularidades do Plano de Atividade construído e desenvolvido pela escola e pela iniciativa cultural parceira.
Quais as escolas poderão participar?
Cerca de 34 mil escolas integradas aos Programas Mais Educação  e Ensino Médio Inovador (MEC) ativas em 2012. 
A lista com as escolas e respectivos dados das mesmas, que está publicada em www.cultura.gov.br/maisculturanasescolas, foi elaborada pelo Ministério da Educação. 
FONTE: Site do Ministério da Cultura.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Resultados da Pré-Conferência de Cultura da Barra de Caravelas



Aconteceu no sábado, dia 13, uma reunião na Escola Municipal José Luiz de Souza, na Barra de Caravelas, para preparação para a III Conferência Municipal de Cultura de Caravelas, que vai acontecer no próximo dia 21 durante todo o dia no Colégio Estadual Polivalente, em Caravelas.

Além dos debates, aconteceram apresentações artísticas, como do grupo de Flauta Doce do Projeto Na Rota da Música e Projeto Mais Educação, além de apresentações dos Mouros e Cristãos, grupo de Teatro O Bando da Lua, corais de jovens e outros grupos da nossa comunidade.


O evento é importante porque além de servir para aprimoramento as políticas públicas voltadas para a Cultura do município, deverá ter como um dos desfechos a elaboração do Plano Municipal de Cultura, que é requisito para que o município se beneficie do novo Sistema Nacional de Cultura que está em fase de implantação no País.


No encontro do dia 21 também deverão ser eleitos delegados para representar os grupos culturais de Caravelas na III Conferência Nacional de Cultura, que acontece de 26 a 29 de novembro, em Brasília. 

Fazem parte da Comissão organizadora as seguintes instituições: Movimento Cultural Arte Manha, Fundação Cultural Professor Benedito Ralile, Jornal Comunitário “O Samburá”, Clube dos 40, Filarmônica Lira Santo Antonio, Filarmônica Lira Imaculada Conceição, Secretaria Municipal de Cultura de Caravelas, Prefeitura Municipal de Caravelas (Gabinete do Prefeito) Câmara Municipal de Vereadores, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caravelas e Secretaria Municipal de Educação.










FONTE: Jornal Comunitário O Samburá.


segunda-feira, 8 de julho de 2013

Aprendendo a dançar quadrilha com APAE de Ponta de Areia


As aulas de Música que o Projeto Na Rota da Música está realizando junto com a APAE de Caravelas, localizada no Distrito de Ponta de Areia, acontecem todos as semanas desde maio deste ano e estão tendo ótima aceitação entre alunos e professores da Escola e ao mesmo tempo mostrando à equipe do Projeto e outros parceiros o potencial de se trabalhar com alegria e sem preconceitos. No dia 03/07 o tema trabalhado pelos instrutores foi a quadrilha e músicas das festas juninas, tão comemoradas em nossa região e todos se divertiram muito! 




Para saber mais, clique aqui.

O pau de sebo

Durante as Festas Juninas, na comunidade da Barra é muito comum ter um pau de sebo. A brincadeira consiste em tentar subir em um pau reto e liso previamente banhado de sebo (gordura animal), para tentar alcançar um prêmio em seu topo. Esta manifestação folclórica foi trazida pelos colonizadores portugueses ao Nordeste do Brasil.

Foi uma diversão para as crianças e jovens, para os seus familiares e visitantes que tentaram subir e após muitas tentativas e muito trabalho em equipe, conseguiram resgatar os brindes, doces e dinheiro que estavam no alto do mastro.  Tudo num clima de alegria e solidariedade. Viva a cultura nordestina! Viva ao São João da Bahia!


























FONTE: Imagens do Jornal O Samburá.

Festa de São João na Barra foi só alegria! E a FLIC estava lá, é claro!
























FONTE: Imagens do Jornal O Samburá.