terça-feira, 11 de junho de 2013

Jornal O Samburá comemorou aniversário com festa para a comunidade e muita música

O Jornal Comunitário O Samburá completou nesta segunda feira (10) seus 04 anos de história na comunidade barrense.

A festa aconteceu nos dias 08 e 09 com muitas brincadeiras, jogos esportivos e sorteios de brindes, com a Iª Gincana do Samburá, que atraiu quase 150 jovens e adultos para seu encerramento na Praça Ary Leite, em frente à sede da Filarmônica Lira Imaculada Conceição na noite do domingo.

O Samburá em seus 04 anos de existência tem sido capaz de promover o resgate da cultura e da tradição da comunidade, pois uma rápida olhada em suas páginas os moradores facilmente reconhecem lugares, pessoas e histórias comuns do seu dia-a-dia.

O Jornal é uma iniciativa de um grupo de jovens voluntários interessados no resgate da identidade coletiva da comunidade de Barra de Caravelas.

A Iª Gincana do Samburá, contou com o apoio dos vereadores Popô, Watson e Aldicélio, que estão sempre contribuindo com a Barra, assim como a Padaria Pão da Barra, Casa da Carne da Barra (Clemente), Jose Esperidião, Sr. Antônio Santos Silva, que premiou o vencedor da Gincana com um lindo troféu confeccionado por ele mesmo, que é conhecido artesão de nossa comunidade. 

Também apoiaram a festa a Divisão de Esportes da Prefeitura Municipal de Caravelas, a Nova locadora, Jailson Tavares, Volney Lírio e parceiros do Jornal, como o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, a ong Conservação Internacional e o Instituto Baleia Jubarte, além de todas as equipes que se inscreveram para participar da Gincana e comemorar IV aniversário junto com a equipe do Jornal.

A equipe do Jornal O Samburá, agradece a todos amigos do Jornal e parceiros que têm contribuído para a continuidade desse veículo de informação tão importante para a população caravelense e principalmente agradece aos  jovens de nossa comunidade, que mostraram toda sua energia e motivação durante a festa.























FONTE: Do Blog do Jornal O Samburá.

terça-feira, 4 de junho de 2013

Pesquisa com músicos e mestres das Bandas Filarmônicas da Bahia

Pessoal, a FUNCEB, através de sua Coordenação de Música está fazendo uma pesquisa online para conhecer a realidade dos músicos e mestres das Bandas Filarmônicas do Estado da Bahia.

No total a Bahia possui cerca de 4.500 músicos e ainda pouco se sabe sobre as diferentes realidades onde estão trabalhando, para isto é importante responder a pesquisa, que vai servir para que seja possível desenvolver projetos importantes na área de formação e qualificação profissional.

O questionário é simples e objetivo, vamos participar, pessoal!

Abaixo os links:



segunda-feira, 3 de junho de 2013

Grupo de jovens lideranças se reúne para propor projeto de Educação Ambiental


Participantes do Curso de Elaboração de Projetos Sociais e Captação de Recursos Não Reembolsáveis, oferecido pela FIBRIA e Resex do Cassurubá através do Projeto Caravelas Empreendedora, se reunem com lideranças jovens da Comunidade da Barra de Caravelas para debater e propor Projeto de Educação Ambiental.

Além de se aprofundarem no tema Elaboração de Projetos e socializarem com a comunidade os debates realizados durante os encontros de formação do Curso, a intenção deste encontro foi principalmente ouvir da comunidade seus anseios e propor juntos alternativas viáveis para os problemas ambientais enfrentados diariamente por todos os moradores.

Uma das atividades propostas foi a realização de um workshop voltado para aprofundamento do tema, onde além de trazer para a comunidade experiências de outros grupos, seria a oportunidade para realizar atividades educativas, de artes plásticas e de beneficiamento de produtos para ajudar a criar novos conceitos relacionados à promoção da saúde ambiental, visando a melhoria da qualidade de vida das famílias.

Segundo os presentes, um dos grandes problemas, que é o lixo que vem sendo descartado diretamente na praia, poderia vir a gerar renda, a partir dos conhecimentos certos, como beneficiamento do couro do peixe, aproveitamento das cascas de camarão e transformação dos resíduos sólidos como pets e outras embalagens em utilitários como bancos, vassoura, vasos e brinquedos.

A ação educativa deve acontecer no mês de setembro. Acompanhem aqui!