segunda-feira, 20 de maio de 2013

Resultados do Bazar Beneficiente


O Bazar Solidário para ajudar cães e gatos carentes realizado pela Associação de Amigos e Protetores de Cães e Gatos de Caravelas na sede na FLIC neste fim de semana foi um sucesso, vejam as imagens!











sábado, 18 de maio de 2013

Outra dica: Viver de música – Diálogos com artistas brasileiros

Que caminhos podem se abrir para o jovem que deseja ser músico hoje? Como se vive de música no Brasil atual? Para responder a essas perguntas, Benjamim Taubkin (pianista, arranjador, compositor, ensaísta e produtor) entrevistou dezoito profissionais, de diferentes gerações e estilos e escreveu um livro.
Todos são profissionais que alcançaram sucesso e reconhecimento em suas carreiras e abordam assuntos prementes para quem decide abraçar o ofício musical: temas como a questão da vocação, a formação, as influências, o retorno financeiro e a organização do dia a dia.
Os diferentes caminhos revelados pelo livro mostram ao público leigo – como o jovem que quer ser músico ou os pais que almejam orientar seus filhos na escolha profissional – que a carreira musical pode oferecer ao profissional uma versatilidade surpreendente.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Profissão: Músico

Neste mundo pós-revolução MP3, onde o download acabou com as velhas e enferrujadas estruturas das grandes gravadoras, músicos desconhecidos estão conseguindo levar sua arte à lugares onde era impossível chegar até então. O Projeto CCOMA e o cineasta colombiano Daniel Vargas, produziram este documentário entre outubro de 2009 e dezembro de 2010 com imagens realizadas no Brasil, Uruguai, Colômbia, Alemanha e Grécia e conta com depoimentos de músicos de rua da França e Inglaterra, Djs como Anderson Noise e Ravin, músicos como Edgar Scandurra, Fernando Catatau, Naná Vasconcelos e Pedra Branca, que respondem como eles fazem sua vida e como levam sua profissão. Agora, não basta só tocar. A profissão de músico mudou muito nos últimos anos. A internet trouxe o artista para perto do público e vice-versa, não importando mais se este músico vive em Londres ou no interior da Bahia! Assistam!

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Caravelas realiza I Seminário de Políticas Públicas de Combate ao Uso de Entorpecentes



Realizado no Colégio Estadual Polivalente nos dias 15 e 16 de maio de 2013 o I Seminário de Políticas Públicas de Combate ao uso de Entorpecentes reuniu autoridades, estudantes da rede municipal e estadual de ensino e profissionais envolvidos com as questões da juventude neste município.

Público presente durante o Seminário

Com o tema: “O QUE TE IMPEDE DE REALIZAR SEUS SONHOS?”, o evento foi realizado pela Associação dos Pastores Evangélicos de Caravelas e contou com alunos e teve o apoio da Prefeitura Municipal de Caravelas através das Secretarias de Turismo Esporte e Meio Ambiente, Educação, Ação Social e Saúde, além de representantes da Câmara de Vereadores, do Colégio Estadual Polivalente, da Polícia Militar, o Instituto Baleia Jubarte Ee o Movimento Cultural Artemanha, entre outros atores sociais e lideranças envolvidas com as questões da juventude no município de Caravelas.

Entre os palestrantes, participaram o professsor Sidnei Vicente Paula de Melo, pastor auxiliar da Igreja Evangélica Batista de Vitória, pós-graduado em Psicanálise e Especialista em Dependência Química pela Universidade de Santa Catarina e também o professor Ulysses M. Santos, médico especializado em Psiquiatria e diretor do Centro de Estudos e Pesquisa da Associação de Prevenção e Assistência aos Dependentes de Drogas.

A abertura do Seminário aconteceu com a apresentação dos palestrantes no dia 15 às 19:00, seguido de mesa redonda. No dia 16 o evento aconteceu durante todo o dia, envolvendo apresentação teatral, palestras, debates e uma participação bastante ativa dos presentes, que em sua maioria jovens, puderam esclarecer questões relativas ao uso de entorpecentes e propor soluções para a questão em nosso município.

FONTE: Ascom Prefeitura Municipal de Caravelas.


quarta-feira, 15 de maio de 2013

FLIC recebe mais uma visita de Monitoramento do Instituto Votorantim e da Fibria



Estiveram visitando a sede da Filarmônica Lira Imaculada Conceição nesta segunda feira (13) a consultora de Responsabilidade Social Corporativa do Instituto Votorantim, Bruna Lima e Narcisio Loss, consultor de Sustentabilidade da Fibria. A visita aconteceu devido à renovação do Projeto Na Rota da Música, uma realização da FLIC que está acontecendo desde 2012 e é patrocinada pela Fibria e pelo Instituto Votoratim, além de ter parceiros locais como o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, a Resex do Cassurubá, o Jornal Comunitário O Samburá e a Prefeitura Municipal de Caravelas, através da Secretaria Municipal de Turismo, Esportes e Meio Ambiente e da Secretaria de Educação.

O Projeto Na Rota da Música contempla oficinas voltadas para jovens entre 14 a 29 anos, moradores da comunidade de pescadores e pescadoras artesanais da Barra de Caravelas e de outras comunidades vizinhas, como de Caravelas e Alcobaça.

No ano passado o recurso contemplou ampliação do espaço físico e oficinas culturais e de formação profissional em construção, reparo e manutenção de instrumentos musicais. Para 2013 já estão acontecendo atividades como o curso de iniciação e aprimoramento musical e as oficinas de música com as crianças, jovens e adultos atendidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Caravelas, através da Escola Especial Sonho Real, localizada no Distrito de Ponta de Areia. Também está agendada uma Oficina de Percussão, onde serão trabalhados temas como leitura musical e ritmos brasileiros e mais um módulo da Oficina de Reparo e Manutenção de Instrumentos Musicais de Sopro.

Quem estiver interessado em conhecer mais sobre o Projeto ou participar das atividades oferecidas deve procurar a sede da FLIC, na Praça Ary Leite, na Comunidade da Barra de Caravelas. 

terça-feira, 14 de maio de 2013

Bazar Solidário em prol de cães e gatos carentes

Foto: BAZAR SOLIDÁRIO
Em prol de cães e gatos carentes.
Venha conferir roupas e utensílios com preços bem em conta!!!
Todo o dinheiro arrecadado será revertido para o cuidado de animais carentes.
Receberemos doações também!

Aonde? Filarmônica Imaculada Conceição de Maria - Barra de Caravelas.
Quando? Dia 19 de Maio.
Que horas? Das 15:00 as 18:30.



Associação de Amigos e Protetores de Cães e Gatos de Caravelas, entidade sem fins lucrativos que atua em prol da proteção e qualidade de vida de cães e gatos de rua de nossa cidade, vai realizar no dia 19 de Maio das 15:00 as 18:30 na sede da Filarmônica Imaculada Conceição de Maria em Barra de Caravelas, um Bazar Solidário em prol de cães e gatos carentes. Venha conferir roupas e utensílios com preços bem em conta!!! Todo o dinheiro arrecadado será revertido para o cuidado de animais carentes.

O grupo estará recebendo doações também!

A associação estará promovendo também, em parceria com a veterinária Tatiana tavares de Sousa, do Prado, castração solidária em Caravelas nos dias 25 e 26 de maio. 

LOCAL: AO LADO DO LAR DOS IDOSOS DE CARAVELAS
HORÁRIO: DIA 25 DE 09:00 AS 17:OO HS / DIA 26 DE 09:00 AS 12:00.
CONTATOS PARA AGENDAMENTO:
PAULA ABELHA : 88084310
TATIANA TAVARES: 88694528/99545970

Visite a página do Facebook da Associação, aqui.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Projeto Na Rota da Música atende jovens da APAE



A equipe do Projeto Na Rota da Música está realizando junto com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Caravelas, através da Escola Especial Sonho Real, localizada no Distrito de Ponta de Areia, a Oficina de Música com as crianças, jovens e adultos atendidos pela instituição.

Além de conteúdos como iniciação à Teoria Musical e Construção de Instrumentos Musicais Alternativos, o Projeto vai trazer ao longo do ano, atividades de formação para os professores da Escola e apresentações artísticas para a comunidade.

A iniciativa era uma demanda antiga da APAE e ganhou fôlego após a participação da equipe do Projeto Na Rota da Música nas atividades da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla em 2012, quando a Filarmônica Lira Imaculada Conceição - FLIC, através do Projeto Na Rota da Música, foi uma das parceiras do evento, realizando apresentação de Teatro de Bonecos, Oficina de Construção de Instrumentos Musicais Alternativos e desfile pelas ruas do Centro Histórico de Caravelas.

A música, segundo Vanessa Santana, coordenadora da atividade, tem um grande potencial para os alunos atendidos pela APAE e a iniciativa do Projeto vem de encontro a um dos principais objetivos da FLIC, que é difundir a música para todos os públicos. 










quarta-feira, 8 de maio de 2013

Quem quer fazer música, faz!


A iniciativa de produzir música, diversão e conhecimento a partir de coisas simples, como os resíduos que a gente encontra no lixo de nossas casa fez com essas garrafas tivessem uma destinação ainda mais “nobre” e "politicamente ecológica” que o encaminhamento para a reciclagem: virar instrumento musical!

Pra quem quer saber mais ou aprender como fazer alguns destes instrumentos musicais alternativos, clica aqui. 

Curso de Elaboração de Projetos Sociais e Captação de Recursos Não Reembolsáveis


A Resex do Casssurubá em parceria com a Fibria, o Projeto Caravelas Empreendedora e a Empresa de Consultoria Controller estão realizando durante todo este mês de maio o Curso de Elaboração de Projetos Sociais e Captação de Recursos não Reembolsáveis. A atividade é voltada para as lideranças, grupos comunitários e associações da área da Resex do Cassurubá e Resex do Corumbau e está acontecendo no Auditório do CEPENE, em Ponta de Areia.

A Comunidade da Barra de Caravelas está representada por várias lideranças, como Benedito Melgaço, da Filarmônica Lira Imaculada Conceição, a técnica de agropecuária Marina Portela, a marisqueira Neta, o artista plástico Laércio, entre outros. Também participam lideranças do Jornal Comunitário O Samburá, APESCA, AMPAC, Associação Mãe da Resex do Cassurubá, Associação de Alcobaça, Nova Viçosa, Barra Velha, Colônia Z25 e Associação de Agricultores de Juerana. 

O objetivo do Curso, além de promover a integração dos vários grupos de beneficiários das Reservas Extrativistas da região, é identificar problemas de impacto social e elaborar soluções e alternativas de ação com foco em comunicação social e meio ambiente.

sábado, 4 de maio de 2013

FLIC participa da inauguração do Centro Médico da Barra de Caravelas


A Filarmônica Lira Imaculada Conceição se apresentou durante a inauguração do Centro de Atendimento Médico da comunidade da Barra de Caravelas, evento que atraiu a comunidade e vários políticos da região.

O prefeito de Caravelas Jadson Ruas, esteve junto com o presidente da Assembléia Legislativa da Bahia, deputado Marcelo Nilo, e diversos colegas prefeitos da região, dos seus vereadores, secretários de governo e de moradores da comunidade da Barra, inaugurando no início da noite desta sexta-feira (03/05), o Centro de Atendimento Médico Estratégia Saúde da Família - ESF 03, que fica localizado na Rua João XXIII, no local do antigo Posto de Saúde da comunidade.


Com o início do atendimento previsto para a próxima segunda-feira (6), o objetivo do Centro é implementar a atenção primária em saúde e mudança do modelo assistencial vigente, voltado agora para a prevenção de enfermidades e cuidado às doenças crônicas. O modelo está baseado no território de abrangência das Unidades Básicas de Saúde e terá suporte de equipes de Saúde Bucal e de Assistência Farmacêutica.

O local ganhou o nome de Centro Médico Nelson Muniz da Silva em homenagem a um antigo morador da Barra de Caravelas. Além da reforma, recebeu novos equipamentos, computadores, mobília e aparelhos que serão utilizados pelas equipes de médicos, dentistas e enfermeiros que atendem no local. O prefeito aproveitou a oportunidade e anunciou a reforma de mais 6 unidades de saúde ainda este ano.

Imagem de Osmar Guarnelles.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Ministérios da Cultura e da Educação irão financiar parcerias entre escolas e artistas


Inscrições começam dia 14. Programa Mais Cultura nas Escolas irá destinar entre R$ 20 mil e R$ 22 mil para 5 mil unidades de ensino do país. Objetivo é fortalecer vínculo entre grupos culturais e projetos político-pedagógicos

Ministérios da Cultura e da Educação vão repassar entre R$ 20 mil e R$ 22 mil para escolas públicas para que sejam estabelecidas parcerias com iniciativas por meio do programa Mais Cultura nas Escolas. A partir do dia 14 de maio e até de 14 de julho, 34 mil escolas credenciadas no programas Mais Cultura e Ensino Médio Inovador poderão se candidatar por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (SIMEC). Até 5 mil escolas serão selecionadas.
A ideia é que grupos culturais, artistas e arte-educadores procurem escolas aptas a receber a verba e apresentem um Plano de Atividades Culturais que deve ser desenvolvido por pelo menos seis meses do ano letivo.
A lista com os nomes e localizações das unidades de ensino serão divulgados no lançamento do programa. Os planos devem atender aos parâmetros estipulados por nove eixos temáticos do programa que vão desde a difusão de produção, até a valorização da tradição oral.
Os parceiros das escola podem ser pessoa física ou jurídica, e serão remunerados por serviços artísticos, culturais e pedagógicos necessários ao desenvolvimento do projeto. Cada escola só poderá inscrever um projeto, com uma iniciativa cultural, que também só pode se associar a uma escola.
“Em vez de a gente propor atividades às escolas, a ideia é que a escola, junto com a iniciativa cultural, proponha o plano de trabalho”, explica Juana. “A proposta prevê atividades na escola, mas também fora dela, justamente para fortalecer esse movimento de um vínculo maior dos artistas, dos grupos culturais, com os projetos didático-pedagógicos das escolas públicas”, diz. 
"São R$ 100 milhões neste investimento. Se não fosse a parceria com o Ministério da Educação, não seria possível. Este programa é maior que o Cultura Viva, o maior programa que o Ministério da Cultura tem, e que envolve os pontos de cultura", explica Juana. 
As escolas do Mais Cultura e Ensino Médio, segundo Juana, têm Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) baixos e estão localizadas normalmente em periferias, no entanto, estão participando de discussões para a implementação de escolas de tempo integral. 
As escolas receberão a verba por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (PDDE/FNDE) e irão remunerar as iniciativa culturais, depois é a própria escola que realiza a prestação de contas. Dessa forma, se pretende contornar as dificuldades em relação à comprovação da utilização correta dos recursos. “As escolas já estão acostumadas a prestarem contas desse recursos que elas recebem para merenda, transporte e programa Mais Educação e agora elas vão ajudar os artistas a criar esse vinculo maior com a escola”, explica Juana.

Para mais informações sobre o Mais Educação nas Escolas, consulte a resolução do FNDE

FONTE: Texto de Gisele Brito, da Rede Brasil Atual, disponível também aqui.