sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Secretaria de Cultura do Estado está credenciando bandas, grupos e artistas para apresentações

Para quê?

Instituir processo de credenciamento para contratações dos serviços artísticos de bandas, grupos e artistas, pessoas jurídicas ou pessoas físicas, com ou sem fins lucrativos, com pertinência no contexto das apresentações artísticas realizadas pela SECULT.
Até quando?
O prazo de vigência do credenciamento é de 02 (anos) anos, a contar da publicação da Portaria
Anexos

FUNCEB convoca artistas para integrar o Mapa Musical da Bahia

Através de cadastramento público, projeto pretende reconhecer e difundir a diversidade criativa da música de todas as regiões do estado

 
A Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), convida artistas da música atuantes na Bahia e que produzem trabalhos autorais para se cadastrarem no Mapa Musical da Bahia. Esta nova iniciativa, que objetiva mapear, reconhecer e difundir a diversidade da música produzida no estado, pretende compor um panorama dos cenários musicais existentes nos 27 Territórios de Identidade baianos, englobando seus 417 municípios. Isto vai servir de base para o planejamento de ações e programas que incentivem o desenvolvimento da música da Bahia, além de possíveis desdobramentos em ações de difusão para uma seleção dos trabalhos inscritos. Os artistas podem se inscrever através de sistema online ou via Correios, até o dia 23 de novembro. Todas as instruções estão disponíveis no site www.fundacaocultural.ba.gov.br/mapamusical.
 
Para saber mais, clique aqui.
 
FONTE: GT de Cultura da Bahia.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Como deixar um trombone novo em 2 minutos

 
O Projeto na Rota da Música promoveu o segundo módulo da Oficina de Manutenção e Reparo de Instrumentos Musicais em Barra de Caravelas, com o professor Hamide Araújo, e a turma toda interagiu. Abaixo, um video feito durante as atividades.

 

 

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

TV Canção Nova faz registro da FLIC para o Programa Preservação Ambiental

A equipe do Programa Preservação Ambiental esteve, junto com o Secretário Municipal de Turismo, Esportes e Meio Ambiente de Caravelas, Fábio Negrão, visitando a FLIC no dia 24/09 para conhecer e registrar as atividades da Oficina de Manutenção e Reparo de Instrumentos Musicais que fazem parte do Projeto Na Rota da Música.
  
Marcelo Chaves, apresentador e diretor do programa, chamou a atenção sobre a importância da valorização da cultura local e principalmente demostrou muito interesse sobre a questão da gestão da FLIC estar sendo feita por jovens da própria comunidade. Também chamou atenção da equipe do Programa, a disposição dos jovens em estar investindo na preservação de um autêntico patrimônio cultural da Bahia, que são as bandas filarmônicas.

O Programa “Preservação Ambiental” é exibido pela TV Canção Nova nas noites de quinta-feira, às 19h, com reapresentação nas manhãs de sábado e domingo a partir das 7h30. O objetivo da visita, segundo Marcelo Chaves, é gravar 2 programas sobre Caravelas e Barra, com duração de 25 minutos cada, para serem exibidos na abertura da temporada 2013 do Programa, que vai ao ar a partir de março.  Vejam algumas imagens:
 


Resultados do 2° Módulo da Oficina de Reparo e Manutenção de Instrumentos Musicais

A Filarmônica Lira Imaculada Conceição, através do Projeto Na Rota da Música, que tem o patrocínio da Fibria e do Instituto Votorantim, realizou com sucesso mais um módulo da Oficina de Manutenção e Reparo de Instrumentos Musicais, com o instrutor Hamide Araújo, de Salvador.
 
Desta vez os jovens músicos aprofundaram questões como limpeza, desmontagem e troca de peças dos instrumentos e fizeram pequenos reparos em um grande número de instrumentos que estavam danificados, impossibilitando seu uso.  A novidade foi o uso de ferramentas adquiridas com recursos do Projeto, como maçarico de solda e chaves especiais.
 
A atividade estava programada para os dias 22 e 23, mas se estendeu até o dia 24, quando o grupo fez um levantamento detalhado dos instrumentos da FLIC que necessitam reparos e com o auxílio do instrutor Hamide Araújo, planejaram e começaram a executar os reparos necessários.  Além dos jovens músicos da FLIC, outros jovens da comunidade da Barra de Caravelas e também da Filarmônica Lira Santo Antônio, de Caravelas, estiveram presentes.
 
Para o próximo ano já estão sendo planejados novos módulos sobre o tema, além de outras atividades, dando continuidade ao Projeto Na Rota da Música. Para saber mais, faça-nos uma visita! Vejam algumas imagens:


























quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Três momentos da FLIC durante as comemorações do Dia da Independência do Brasil

No dia 06, em frente a Escola Municipal José Luiz de Souza. Faça chuva ou faça sol!

No dia 7, Elton e Vanessa nos preparativos para o Desfile pelas ruas de Caravelas. Sucesso!

No dia 11, os mascotes Caian e Yasmim, carregando a bandeira da FLIC na Escola José Luiz de Souza e pelas ruas da Barra. 

Pesquisa científica analisou quase 500 mil músicas, da década de 50 até 2010, e avaliou características como timbre, tom e volume. O resultado é que a qualidade da música piorou.

A música piorou nas últimas décadas. O que parece relativo quando dito por um crítico ganhou tons científicos com um estudo realidado pelo Conselho Nacional de Pesquisa da Espanha. Pesquisadores, através de programas de computador, analisaram cerca de 500 mil músicas populares do Ocidente lançadas entre 1955 e 2010, incluindo pop, rock, hip-hop, folk e funk.
 
Com os resultados obtidos, avaliaram tendências com o passar dos anos. As diferentes transições entre combinações de notas diminuíram de número nas últimas décadas. A variedade de timbres na música pop também caiu significantemente desde os anos 1960. Sobre este fato, a conclusão dos pesquisadores é que os compositores tendem a se manter fiéis às mesmas qualidades de som obtidas anteriormente. O volume, porém, tem aumentado desde 1955, em uma "espécie de corrida pela música mais alta".
 
Para a pesquisa, primeiramente foram avaliados elementos como timbre, tom e volume. Depois, observou-se as diferentes tendências das características ao longo dos anos. A cada batida, os computadores representavam as informações obtidas através de números. Com isso, foi possível identificar diferenças nas harmonias, melodias e acordes, além da intensidade em que eram executadas. Para cada timbre, as ondas foram medidas e avaliadas em relação à sonoridade obtida através das combinações com os outros instrumentos e efeitos.
 
A partir desta fase foi construído um vocabulário musical. Através da associação de palavras aos números, foram criadas espécies de textos que podem representar um estilo musical de determinado ano ou época. Desta maneira, foi possível descobrir padrões estatísticos sobre a variedade de "textos" surgidos em determinado período, a frequência em que foram usados e os mais comuns ao longo do tempo. — Nesta fase, observou-se um fenômeno literário em que a palavra mais repetida é duas vezes mais escrita do que a segunda mais repetida, que por sua vez aparece três vezes mais que a terceira. O mesmo padrão se repete na música — explica Joan Serrà, autor da pesquisa junto com Josep Lluís Arcos.

FONTE: http://oglobo.globo.com/ciencia/pesquisa-cientifica-mostra-que-musica-piorou-nas-ultimas-decadas-6116078#ixzz26vAfFM6Z

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Filarmônica Lira Imaculada Conceição participa de Encontro Nacional de Formação Política

O maestro Benedito Melgaço e a articuladora do Projeto Na Rota da Música, Vanessa Santana, marcaram presença em São Paulo nos dias 10 a 12 de setembro para representar a FLIC no Programa Caminhos e Trilhas.


Foto: Caminhos e Trilhas - ARACATI


Esta foi a 3ª Etapa do Programa criado pela Agência de Mobilização Social Aracati e que durante 1 ano, forma lideranças de todo o Brasil por meio de encontros presenciais e metodologias participativas à distância. Durante todo o processo as organizações passam por encontros formativos, oficinas e debates sobre o seu papel político, provocando uma revisão no trabalho que vêm desenvolvendo nas organizações locais. Além de contribuir para intensificar o controle público através do fortalecimento da atuação de organizações sociais no campo da juventude e contribuir para dar maior qualidade  às ações das organizações sociais, estas atividades estimulam a troca de experiências entre organizações com diferentes atuações e de diferentes lugares do país.

De volta às nossa comunidade, a dupla desenvolve pesquisas e aprofunda temas relacionados à juventude, principalmente focados na inserção dos jovens no mundo do trabalho e/ou sua trajetória e desenvolvimento pessoal, além de atuarem em espaços de participação formais, em redes e/ou fóruns, fortalecendo vínculos com instituições parceiras e outros grupos atuantes na região.

É importante perceber que todos saem ganhando com uma atividade desse porte, além da participação dos jovens da comunidade e da troca de experiências, estão sendo coletadas e trabalhadas informaçoes sobre a realidade da juventude em nosso município, algo que mesmo as organizações governamentais ou de pesquisa vinham negligenciando ou deixando em segundo plano. A partir de agora, também entramos em contato com outros grupos brasileiros que com maior ou menor experiência que o nosso grupo, vêm desenvolvendo ações para a faixa etária de 15 a 29 anos, um grupo carente de atenção e cheio de motivação para criar novas oportunidades, caminhos e trilhas para o sucesso!

A FLIC foi selecionada através da parceria com a Fibria e o Instituto Votorantim no Projeto Na Rota da Música, que trabalha com formação musical e artística para jovens de 15 a 29 anos. O Projeto faz parte do Programa "Criando Rotas para o Futuro", onde o Instituto Votorantim sugere caminhos, oferecendo aos jovens de comunidades carentes, oportunidades nos campos de Educação, Trabalho, Cultura e Esporte, bem como fortalecimento de Direitos de Crianças e Adolescentes, sempre a partir das demandas locais e do envolvimento comunitário.


 
 

Sintetizador e guitarra online

Em datas importantes o Google disponibiliza na sua página inicial algumas brincadeiras muito interessantes, elas são chamadas de Doodles e podem ter o formato de desenhos, brincadeiras ou jogos para pura diversão. Hoje (13/09) a  homenagem comemora o aniversário de 193 anos da compositora Clara Schumann, que foi uma importante pianista, compositora e professora de música.
 
Pesquisando um pouco vemos que existem muitos Doodles relacionados à música, como o Doodle Google Piano, um sintetizador online jogável, que foi exibido em maio de 2012 para comemorar o 78º Aniversário de Robert Moog, que foi um americano pioneiro da música eletrônica, mais conhecido como o inventor do sintetizador Moog. Os visitantes podiam experimentar o sintetizador, clicando nas teclas e gravando suas composições, e mesmo o gadget não estando disponível na página inicial do Google, você ainda pode usá-lo, clicando na imagem abaixo.



Tem também uma guitarra virtual, que é considerado o Doodle de maior sucesso da Google. Ele foi exibido no ano de 2011 para homenagear o 96º aniversário de Les Paul, guitarrista mundialmente conhecido pela criação de uma das primeiras guitarras. Para tocar e gravar suas composições, clique na imagem abaixo.
 
 

Conheça muitos outros doodles aqui.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Segundo módulo da Oficina de Manutenção e Reparo vai acontecer nos dias 22 e 23 de setembro!


Desfile da Independência do Brasil na Comunidade da Barra

Os jovens músicos da Filarmônica Lira Imaculada Conceição estiveram mais uma vez abrilhantando o Desfile da Independência na Barra de Caravelas. Como a chuva impediu a realização do desfile no dia programado pelas escolas da comunidade, nesta terça feira, dia 11, os moradores e visitantes receberam com entusiasmo, as comemorações. A Escola Municipal Alegria do Povo e a Escola Municipal José Luiz de Souza, junto com a FLIC desfilaram pelas principais ruas com muita criatividade e animação, vejam algumas imagens: