quinta-feira, 26 de julho de 2012

Niver na FLIC: Maralis,Dito e Vanessa

Este mês de julho está mesmo muito movimentado, além dos ensaios, das oficinas do Projeto Na Rota da Música e dos ensaios e aulas diárias, no dia 13/07 teve festa para os aniversariantes Maralis, Vanessa e Benedito. As festas da comunidade são sempre espaços muito alegres, com comida gostosa, música ao vivo e pessoas muito amigas e comprometidas com nossa organização! Veja só algumas imagens:





Oficina de Sonorização de Histórias e Cinema

A visita dos instrutores Flávio Cruz e Kelly Guimarães está sendo mesmo muito proveitosa, pois os jovens do Projeto Na Rota da Música estão em contato com diversos temas relacionados à música, arte e cultura que são novidades interessantes e muito acessíveis para todos, como aconteceu na noite do dia 25/07 na Sede da FLIC, quando aconteceu a Oficina de Sonorização de Histórias e Cinema. Desta atividade participaram 28 jovens, além de muitos familiares que aproveitaram o momento para se divertir muito com as histórias contadas e trabalhadas pelos alunos do Projeto Na Rota da Música. Inicialmente tímidos, os jovens têm revelado aos poucos um grande potencial a ser explorado, pois muitos são artistas natos!

Utilizando os instrumentos e bonecos criados nas oficinas anteriores, foram formados grupos de trabalho, que após um rápido ensaio, se apresentaram para a comunidade contando partes de uma história tradicional muito engraçada e com uma mensagem importante sobre a importância e as vantagens de quem fala a verdade! Vejam algumas imagens:


















Oficina de Captação e Edição de Áudio

Em parceria com o Jornal Comunitário O Samburá e o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, o Projeto Na Rota da Música pôde realizar com bastante sucesso também a Oficina de Captação e Edição de Áudio, que aconteceu na noite do dia 24, na Sede do Jornal O Samburá, que fica no Centro Pastoral da Barra. Desta atividade participaram 26 jovens que além de assistir a vários vídeos de músicos renomados, puderam aprender e trocar informações sobre programas de Captação e Edição de Áudio, como o Software Livre Audacity, que é um editor de áudio que pode gravar, reproduzir e importar/exportar sons nos formatos WAV, AIFF, MP3 e OGG. Com ele, os alunos aprenderam a editar suas músicas, podendo aplicar cortes, copiar e colar recursos (com funcionalidades de desfazer/refazer ilimitadas), mixar faixas e aplicar efeitos nas gravações. Para baixar o programa visite:   http://www.baixaki.com.br/download/audacity.htm

Além de aprender a instalar e utilizar o programa, os jovens presentes puderam principalmente debater sobre a questão do trabalho do músico nos vários espaços e expressar suas expectativas e receios quanto a apresentaçoes para grandes públicos, preparação e comportamento no palco, entre diversos outros assuntos. Muito interessante! Vejam algumas imagens:













Oficina de Construção de Bonecos (Mamulengo)

A Oficina de Construção de Bonecos (Mamulengo) foi muito concorrida e também aconteceu entre os dias 21 e 23 de Julho. Além de utilizar a cabaça, que é um recurso natural muitas vezes desprezado, foram utilizados recursos trazidos pelos próprios alunos, como bambu, tecidos, sementes, conchas do mar, garrafas pet, cabos de vassoura e canos. O resultado animou a todos, que prepararam uma exposição em frente à sede da FLIC e ainda um desfile dos bonecos pelas ruas da comunidade. A atividade faz parte do Projeto Na Rota da Música, que é uma realização da Filarmônica Lira Imaculada Conceição, que com patrocínio do Instituto Votorantim e da Fibria, oferecem oficinas de formação para jovens de 15 a 29 anos. Além dos jovens envolvidos na confecção, a atividade atraiu um grande número de crianças e adultos da comunidade que também se divertiram com os bonecos e puderam conhecer melhor os trabalhos da FLIC e o Projeto Na Rota da Música. Veja algumas imagens: