sexta-feira, 29 de junho de 2012

Tríduo de São Pedro e Arraiá da FLIC













Imagens da Procissão Maritma de São Pedro

Já é tradicão que a Filarmônica Lira Imaculada Conceição anime as festas da nossa Comunidade da Barra de Caravelas e dessa vez não foi diferente, pois os jovens músicos da FLIC estão fazendo bonito nesta Festa de São Pedro. Desde as 5 da manhã, quando tocaram pelas ruas da comunidade fazendo a Alvorada, estavam todos muito motivados. Na Procissão Maritima pelo Rio Caravelas não foi diferente e a festa foi animada por músicas religiosas e marchinhas de Carnaval. E este ano foi ainda mais especial pois a comunidade de pescadores compareceu em massa e os barcos estavam todos muito bonitos, enfeitados para homenagear o santo padroeiro. Vejam algumas imagens:
















 















Tem mais informaçoes e imagens no Diário da Barra, aqui.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Festa dos pescadores e marisqueiras para São Pedro

A Filarmônica Lira Imaculada Conceição vai promover hoje (28), a partir das 20 horas, ao lado de sua sede, na Comunidade da Barra de Caravelas, um Arraiá com quadrilha e leilão para dar início às comemorações pelo Dia de São Pedro, santo padroeiro das marisqueiras e pescadores. A Igreja Católica está provendo o Tríduo e amanhã (29) acontece a tradicional Festa dos Pescadores e Marisqueiras em homenagem a São Pedro na nossa Comunidade de Barra de Caravelas, quando a FLIC fará a abertura da festa com uma Alvorada a partir das 5 da manhã. Haverá Procissão Marítima pelo Rio Caravelas às 13:30  e  missa a partir das 15:00 na Igreja de Nossa Senhora Imaculada Conceição . Não percam!

terça-feira, 26 de junho de 2012

Filarmônica da Barra traz alternativas para jovens com Oficina de Manutenção e Reparo de Instrumentos Musicais

A Filarmônica Lira Imaculada Conceição – FLIC junto com o Instituto Votorantim e a Fibria promoveu nos dias 16 e 17/06 na sua sede, na Comunidade de pescadores e pescadoras artesanais de Barra de Caravelas, Bahia, uma oficina sobre Manutenção e Reparo de Instrumentos Musicais. Voltada para jovens de 15 a 29 anos, a atividade reuniu 26 alunos entre aqueles atendidos pela FLIC, outros músicos da nossa comunidade e alunos da Filarmônica Lira Santo Antônio - FLISA, de Caravelas.  Veja as fotos aqui!

O instrutor Hamide também visitou o Centro de Visitantes do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos

Além do treinamento para formação de futuros monitores, a atividade promoveu a recuperação e manutenção de alguns dos instrumentos musicais das Bandas participantes da atividade. Dito Melgaço, atual responsável pela iniciação musical dos alunos da FLIC, contou que durante os 2 dias de oficina, além do aprendizado das técnicas, o ganho maior foi com a recuperação de 2 instrumentos (Sax Alto e Clarineta) e análise de mais 5 instrumentos que já podem ser consertados pelos alunos:  "Estes instrumentos estavam sem utilização devido a problemas de empeno, vazamentos, necessidade de troca de peças, entre outros, o que prejudicava as atividades, devido à carência de instrumentos para novos alunos. Agora os instrumentos voltam para a sala de aula!"

Vanessa Santana, articuladora local do Projeto Na Rota da Música“ contou ainda que "os alunos compareceram com 100% de interesse, o que nos surpreendeu, pois estamos trabalhando com uma faixa etária bem especial, e a participação de todos foi nota 10!”. Vanessa falou também da importância do aprimoramento, da aprendizagem e a própria valorização da cultura local, pois “se nós conseguirmos cuidar de nosso próprio patrimônio, provavelmente a cultura não acabará”.

O instrutor Hamide Araújo, que veio de Salvador e tem longa experiência com o tema, pois lecionou nas Oficinas Itinerantes da antiga Casa das Filarmônicas, abraçou a iniciativa e em entrevista ao Jornal O Samburá falou que a atividade é uma semente que poderá dar muitos frutos, como a inserção destes jovens no mercado de trabalho e a própria divulgação da comunidade da Barra para outras localidades. Mais um módulo com este tema acontecerá no mês de setembro, mas até o mês de dezembro acontecerão também diversas outras atividades, como Oficinas de Construção de Instrumentos Musicais, Danças Brasileiras, Sonorização de Histórias e Cinema, entre outras atividades. Para saber mais é importante fazer uma visita na sede da FLIC, que fica na Praça Ary Leite, centro da comunidade de Barra de Caravelas. As oficinas são gratuitas!

Veja também no Facebook, aqui.