terça-feira, 22 de novembro de 2011

Hoje é Dia da Música e dos Músicos

Hoje, 22 de novembro, comemora-se o “Dia da Música e dos Músicos”, data consagrada a Santa Cecília, que desde o século XV é considerada Padroeira Internacional dos Músicos.

 A palavra música vem do grego "mousikê", que tem como significado a arte das musas. Dessa forma, incluía também a poesia e a dança. E o que todas elas têm em comum? O ritmo!
A música é uma forma de arte que se constitui basicamente em combinar sons  e silêncio seguindo uma pré-organização ao longo do tempo. É considerada por diversos autores como uma prática cultural e humana. Atualmente não se conhece nenhuma civilização ou agrupamento que não possua manifestações musicais próprias. Embora nem sempre seja feita com esse objetivo, a música pode ser considerada como uma forma de arte, considerada por muitos como sua principal função.
Não se sabe ao certo quando a música surgiu ou como os homens passaram a utilizar instrumentos para deles extrair ritmo, som, melodias. Diferentemente de outras manifestações primitivas da arte, como as pinturas que ficavam gravadas nas cavernas, a música não podia ser registrada.
Porém, pode-se afirmar que os homens pré-históricos ainda não dominavam técnicas artesanais suficientes para fabricar instrumentos musicais, embora já usassem as mãos e pés para marcar ritmo em celebrações de guerra e rituais. E é esse ritmo que interessa observar, porque a partir dele o homem vai começar a buscar outras manifestações, como assobios, uivos, gritos, que, dentro de uma medida de tempo, vão compor a música em seu estilo mais primitivo.

Na antiguidade, a música parecia estar presente entre todas as civilizações, na maioria das vezes, com caráter religioso. Como a prioridade da música era comunicar, havia o predomínio do recital de palavras; não existiam, na época, muitos instrumentos musicais e os poucos existentes não eram muito utilizados.
Desde a Antiguidade, as práticas de culto têm sido acompanhadas pela música. - Clique na foto para ampliar
Entre os gregos, a melodia ainda era bastante simples, pois até então não conheciam a harmonia (combinação simultânea de sons). Para acompanhar as músicas, usavam a lira - daí o termo `lírico`, utilizado também na poesia.
Em seguida, a lira deu lugar à cítara e ao aulos (um instrumento de sopro, ancestral do oboé).
Entre os povos de origem semita, principalmente aqueles localizados onde hoje é a Arábia, a música também tinha a “função” de acompanhar a dança. Os judeus e os chineses já utilizavam a música. Contudo, na China, o conhecimento relacionado aos instrumentos musicais era mais avançado - o conceito de orquestra já era presente.
Os chineses também já estavam na vanguarda no que concerne à percepção do que a música era capaz de provocar em um grande número de pessoas. Assim, usavam melodias em eventos civis e religiosos e com isto, por exemplo, empreendiam uma marca à personalidade dos grandes imperadores. Cada grande imperador tinha sua música própria.

Atualmente o músico pode ser arranjador, intérprete, regente e compositor. Há quem diga que os músicos devem ter talento nato para isso, mas existem cursos superiores na área e pessoas que estudam música a vida toda. O músico pode trabalhar com música popular ou erudita, em atividades culturais e recreativas, em pesquisa e desenvolvimento, na edição, impressão e reprodução de gravações. A grande maioria dos profissionais trabalha por contra própria, mas existem os que trabalham no ensino e os que são vinculados a corpos musicais estaduais ou municipais.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Reta final dos ensaios para a Festa da Padroeira da Barra

Esta é a última semana dos ensaios para a Festa de Nossa Senhora Imaculada Conceição na Comunidade da Barra de Caravelas. Tem participado dos ensaios cerca de 23 jovens da comunidade, com idades entre 14 a 23 anos. O grupo está bastante motivado e animado para mais uma vez abrilhantar a festividade.

Já está confirmado que a FLIC irá tocar todas as noites durante a realização da novena e também nas madrugadas, para a Alvorada.

Lembramos que no dia 27/11, próximo domingo, todos os alunos estão convidados para a limpeza geral da sede da FLIC, pois iremos dormir lá durante a semana para estarmos todos juntos e animados para tocar nas madrugadas.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Qual a diferença entre Orquestra Sinfônica e Orquestra Filarmônica?

Não existe diferença entre uma orquestra e outra se a dúvida é sobre seu tamanho ou composições que cada uma pode tocar. Uma orquestra pode ser de câmara se tem um número pequeno de instrumentos, mas, se for completa, com todas as famílias de instrumentos, ela será sinfônica ou filarmônica. Esses prefixos serviram, durante muitos anos, para designar a natureza da orquestra, se “pública” ou “privada”. Isso porque se convencionou chamar de filarmônica a orquestra mantida por uma sociedade de amigos admiradores da música, enquanto sinfônica era a orquestra mantida pelo estado. Hoje não se pode mais fazer essa distinção, seja no Brasil ou em outros países, já que ambas dependem do auxílio tanto da iniciativa privada como dos governos.

Originalmente, a palavra orquestra vem do grego para se referir a um grupo de instrumentistas tocando juntos. Sinfônico quer dizer “em harmonia” e filarmônico, “amigo da harmonia”. Uma orquestra filarmônica é, portanto, sinfônica, pois seus músicos devem tocar em harmonia e ser capazes de executar as composições sinfônicas criadas pelos compositores de todos os períodos da música clássica, especialmente as mais complexas, a partir do século XIX.

FONTE: Daqui.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Cadastramento na Barra foi um sucesso!

Nos três dias em que aconteceu o Cadastramento dos Beneficiários da RESEX do Cassurubá aqui na Comunidade da Barra, compareceram cerca de 200 famílias. O apoio da Filarmônica, que cedeu sua sede para os cadastradores do INCRA e do ICMBIO, foi essencial para o sucesso da ação, tanto pela sua ótima localização, quanto pela credibilidade da organização, que é conhecida pela população como um espaço social comprometido com o desenvolvimento da comunidade carente.

O Sr. Manoel, maestro e presidente da FLIC, também aprovou a atividade e comentou sobre a importância da Filarmônica estar sempre contribuindo com os parceiros para a realização de atividades que tragam mais oportunidades para a comunidade, além de que estas atividades também contribuem para divulgar o trabalho desenvolvido pela Filarmônica. Abaixo, algumas imagens: